Atualmente à frente da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, o engenheiro civil Marcellus Campêlo retorna ao cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Ele substitui o deputado federal Fausto Santos Júnior (União Brasil), que se licenciou em janeiro deste ano para assumir a pasta.
A decisão do governador Wilson Lima foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O então secretário da Sedurb, Fausto Santos Júnior, reassume como deputado federal.
Marcellus Campêlo participou da criação da Sedurb e ocupou o cargo de secretário do órgão, no período de maio a dezembro de 2023. A Sedurb foi criada em abril do ano passado e tem como órgãos vinculados a UGPE, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).
Leia mais: Marcellus aparece no radar de vice de David em 2024
Marcellus Campêlo tem 55 anos e é especialista em saneamento básico. Vai acumular a função com a de secretário da UGPE, cargo que ocupa desde 2019. A Sedurb tem como finalidades o desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus, a formulação e implementação de políticas públicas de saneamento básico e habitação, nas áreas de energia e de recursos hídricos, bem como o planejamento e o desenvolvimento de programas estruturantes de infraestrutura e projetos estratégicos de interesse do Poder Executivo Estadual.
Um dos principais programas desenvolvidos pelo órgão é o Amazonas Meu Lar, que integra as políticas de habitação e fundiária do Estado, e tem como meta atender 24 mil famílias com soluções de moradia e 33 mil com regularização fundiária.
Leia mais: Especialista do BID reúne com Rotta e elogia avanços do Prosamim e ProsaiMaués
Na UGPE, ele coordena, dentre outros, os programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), na capital, e de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins. Além disso, ações importantes que são executadas por meio dos programas Asfalta Amazonas e Ilumina+ Amazonas.