O atual chefe da Casa Civil de Manaus e ex-vice-prefeito da capital, Marcos Rotta, é o novo nome do Avante para as eleições de 2026. O político teve o nome anunciado como filiado oficialmente nesta terça-feira, 3, pelo deputado federal Luis Tibé (Avante-MG), presidente nacional do partido, que também confirmou a pré-candidatura de Rotta ao Senado Federal pelo Amazonas.
A movimentação reforça as articulações políticas do partido no Estado e alimenta os bastidores de uma possível composição da chapa com Eduardo Braga (MDB), cotado para disputar novamente a reeleição ao Senado e com o próprio Omar Aziz (PSD), que confirmou ser pré-candidato ao governo em 2026, mas cujo cargo também pode ter o prefeito de Manaus, David Almeida, também do Avante, como forte nome na disputa.
“Nosso grupo no Amazonas está sempre lutando pelo melhor para o Estado. O Avante, sempre unido, ainda fará muito mais pelo Amazonas”, declarou Tibé.
“E, com este objetivo, anuncio em primeira mão que convidei uma grande liderança do Estado, @MarcosRottaOficial, ex-vice-prefeito e atual chefe da Casa Civil da capital, para representar o Avante nas eleições de 2026, como pré-candidato ao Senado”, completou.
Avante em ascensão no Amazonas
O anúncio da pré-candidatura foi acompanhado por um panorama das forças políticas do Avante no Amazonas, apresentado por Luis Tibé:
- Vice-governador: Tadeu de Souza
- Quatro deputados estaduais, entre eles Daniel Almeida e Abdala Fraxe
- Prefeito de Manaus: David Almeida
- Vice-prefeito da capital: Renato Júnior
- Presidente da Câmara Municipal de Manaus: David Reis
-
(Reprodução)
A pré-candidatura de Rotta deve provocar movimentações em outras siglas e alianças, especialmente no campo de centro e centro-direita, onde a disputa por espaço e protagonismo está cada vez mais acirrada no Amazonas.