O governador do Amazonas, Wilson Lima, manifestou-se sobre o atual cenário político da Venezuela e demonstrou expectativa por mudanças que levem o país vizinho de volta ao caminho da democracia, da liberdade e do respeito aos direitos humanos. A declaração foi feita após a prisão do ditador Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.
Em nota, Wilson Lima destacou o impacto humanitário da situação venezuelana e relembrou que o Amazonas tem sido uma das principais portas de entrada para milhares de cidadãos que fugiram da fome, da violência e da falta de perspectivas em seu país de origem.
> “A Venezuela vive um momento de esperança diante das ações dos EUA em responsabilizar um regime que, há anos, oprime seu povo. Aqui no Amazonas, acolhemos milhares de venezuelanos que fugiram da fome, da violência e da falta de liberdade — e hoje vemos neles a expectativa de dias melhores para seu país. Desejo que a Venezuela e nossos irmãos venezuelanos possam rapidamente voltar a viver em uma democracia com liberdade, respeito aos direitos humanos e prosperidade”, afirmou o governador.
Desde o agravamento da crise política, econômica e social na Venezuela, o Amazonas tem desempenhado papel central no acolhimento de imigrantes e refugiados venezuelanos, com ações voltadas à assistência humanitária, saúde, educação e integração social.
A fala de Wilson Lima reforça o posicionamento de autoridades brasileiras que acompanham com atenção os desdobramentos internacionais envolvendo a Venezuela e evidencia a preocupação regional com a estabilidade política, o respeito às liberdades democráticas e a melhoria das condições de vida da população venezuelana.



