Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Manaus»Moradores de Manaus terão testes rápidos e gratuitos de diagnóstico de DSTs
    Manaus

    Moradores de Manaus terão testes rápidos e gratuitos de diagnóstico de DSTs

    24 de maio de 2018
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Para auxiliar no diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como HIV, sífilis e as hepatites, a Prefeitura de Manaus disponibiliza, gratuitamente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), testes rápidos em 147 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Maternidade Moura Tapajóz, neste caso, especificamente para o público interno, mulheres e mães. Os resultados são liberados, em média, uma hora após a realização do teste. Os endereços das unidades estão disponíveis no link http://bit.ly/2IC8YTc

    O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destaca que o combate a essas doenças está na prevenção e no diagnóstico precoce. “A ampliação do acesso da população às ações de promoção da saúde e detecção precoce das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis, em locais estratégicos ou de difícil acesso, é uma das marcas da gestão. Desde 2013, a Semsa vem aumentando a oferta desses testes, inclusive em dias e horários alternativos ao funcionamento das Unidades Básicas de Saúde”, lembra Magaldi.

    @kleiton.renzo

    Além disso, há quase um ano a Semsa disponibiliza uma Unidade Móvel de Aconselhamento e Testagem Rápida para HIV, Sífilis e Hepatites, um micro-ônibus adaptado, com ambiente interno climatizado e espaços para realização das atividades de aconselhamento pré-teste, testagem e aconselhamento pós-teste e, ainda, atividades de mobilização social e educação em saúde.

    Os testes são ofertados para todos os públicos. Menores de 18 anos devem ser acompanhados pelos pais ou responsáveis. Para a realização da testagem nas UBSs, é necessário agendar o atendimento. No caso das unidades de horário ampliado, o critério é a ordem de chegada.

    Além da transmissão através do contato sexual com a pessoa infectada sem o uso do preservativo, no caso do HIV existem outras formas de contágio: contato direto com sangue contaminado por meio de seringas, agulhas e transfusões sanguíneas ou da mãe infectada com o vírus para o filho durante a gravidez, o parto e aleitamento.

    Nos casos positivos, pacientes diagnosticados com HIV são encaminhados para um dos Serviços de Atenção Especializada (SAE); os pacientes com hepatite são encaminhados para a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado e, os pacientes com sífilis podem ser tratados diretamente na UBSs. Localização dos SAEs no link http://bit.ly/2IC9wIK

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Irmã do prefeito de Manaus é investigada por suposto uso indevido de verba do Fundeb

    Manaus deve entrar em greve geral dos rodoviários a partir de sexta-feira (4)

    Vereador de Manaus, Elan Alencar tem mandato cassado por fraude em cota de gênero

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.