Faleceu na madrugada desta quarta-feira (2), aos 75 anos, o advogado Vander Laan Reis Góes, procurador-geral adjunto da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Com quase quatro décadas de atuação na Casa Legislativa, Vander deixou um legado de respeito, comprometimento com o serviço público e forte ligação com a cultura popular amazonense.
Conhecido como “Vandinho”, ele era formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ingressou na Aleam em 1987. Desde então, tornou-se uma das figuras mais respeitadas e queridas entre parlamentares e servidores, pela competência técnica e pelo trato humano no ambiente institucional.
Em nota oficial divulgada nesta manhã, os 24 deputados e deputadas da Aleam manifestaram pesar pela morte do procurador. “Profissional íntegro e respeitado, deixa um legado de compromisso com o serviço público e uma história de dedicação que permanecerá na memória de todos que com ele conviveram”, diz o comunicado da Casa.
Carreira, família e legado
Ao longo de sua trajetória, Vander Góes foi responsável por liderar o setor jurídico da Aleam com firmeza e diálogo, sendo reconhecido por seu papel central na condução de pareceres e processos legislativos importantes.
Era irmão de Fred Góes, atual presidente do Boi Garantido, e mantinha uma ligação afetiva com o Festival Folclórico de Parintins, do qual participou ativamente por cerca de 20 anos. Na última segunda-feira (30), após o encerramento da apuração do festival, Fred anunciou publicamente que Vander enfrentava complicações de saúde. O quadro, relacionado a problemas cardíacos, se agravou na terça-feira (1º).
Nas redes sociais, o Boi Garantido também prestou homenagem ao advogado: “Ele viveu o boi desde sua infância e contribuiu para a consolidação do festival, deixando como legado o amor incondicional ao Boi Garantido”, destacou a nota publicada pelo perfil oficial da associação.
Vander era casado com Neci Góes e pai de Beatriz, Vander e Raul.
Despedida
O velório acontece nesta quarta-feira (2) no auditório Belarmino Lins, na sede da Aleam, das 9h às 16h. Em seguida, o corpo será transportado para Parintins, cidade natal do advogado, onde será sepultado. Localizada a 369 quilômetros de Manaus, Parintins é também o berço cultural de sua trajetória no Garantido e sua relação com o festival folclórico.