| DO RDA – KLEITON RENZO
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu investigação para apurar a suspeita de pagamento de propina em dinheiro vivo nas dependências da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), na sede da Prefeitura de Manaus, comandada por David Almeida (Avante), que busca a reeleição.
Assinado pela promotora Wandete Netto, da 79ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa e Proteção do Patrimônio Público, o despacho de início da investigação foi publicado no Diário Oficial do MP de quarta-feira (7). Veja abaixo.
Leia mais: David declara apartamento de R$ 510 mil em condomínio de alto padrão na Ponta Negra
Wandete Netto determinou a instauração da investigação ao considerar a Notícia de Fato n°. 01.2024.00001611-6, iniciada após denúncia do vereador Capitão Carpê.
“Por meio da qual denuncia e solicita investigação acerca de suposto pagamento do portal de notícias (O Abutre), em dinheiro vivo, nas dependências da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), conforme vídeo publicado no site nacional de notícias “METRÓPOLES”, situação que, afirma o denunciante, levanta sérias preocupações sobre possíveis conflitos de interesses e má gestão dos recursos públicos”.
A promotora determinou ainda que a Delegacia Especializada em Combate à Corrupção- (Deccor/AM) envie informações sobre a conclusão do Inquérito Policial nº 6087/2024, que apura o caso.
ENTENDA O CASO
No dia 14 de março de 2024, o site Metrópoles (de Brasília-DF) divulgou que a Polícia Civil em Manaus (AM) recebeu denúncia envolvendo um vídeo que registra o pagamento suspeito de dinheiro, em espécie, para um homem que se identifica como motorista de Elson Santos, dono do portal de notícias O Abutre.
Leia mais: Justiça proíbe Semcom de fazer propaganda da gestão David Almeida em período eleitoral
A própria Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus disse ao site que “iniciaria uma apuração para saber em que circunstâncias foram gravadas imagens que mostram um pagamento ilegal em dinheiro vivo dentro da própria secretaria”.
Cinco meses após o fato – nenhum resultado da “apuração” foi divulgado pela Prefeitura de Manaus. O RDA solicitou da Semcom informações sobre a “apuração”, porém, sem resposta.
Leia mais: Israel Conte vai à Câmara esclarecer vídeo com fortes indícios de manipulação
O ex-secretário Municipal de Comunicação Israel Conte disse, na ocasião, que o vídeo havia sido manipulado durante audiência na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Israel utilizou o mesmo escritório jurídico que defende David Almeida para apresentar uma perícia afirmando provar que houve manipulação nas imagens.
*Com informações da REVISTA CENARIUM