O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito civil para investigar a possível inação da Prefeitura de Manaus na reconstrução de uma passarela na avenida Torquato Tapajós, destruída por um acidente em julho de 2024. A representação foi feita pelo vereador Rodrigo Guedes (PP), que destacou a falta de progresso nas obras após mais de oito meses do incidente.
Segundo Guedes, embora a prefeitura tenha acionado judicialmente a empresa responsável pelo dano para garantir o pagamento da reconstrução, não houve sinal de que as obras estivessem sendo iniciadas. “A inércia da Prefeitura de Manaus em solucionar o ocorrido submete a cidade a um caos na mobilidade urbana”, afirmou o parlamentar, ressaltando a necessidade de intervenção das instituições públicas.
Em resposta à situação, o MP decidiu investigar a possível falta de ação do Executivo Municipal. A abertura do inquérito visa assegurar que as demandas da cidade sejam atendidas de maneira adequada e rápida.
Recentemente, no último domingo (3), a Prefeitura de Manaus iniciou o processo de demolição total das ruínas da passarela em frente à estação Santos Dumont, que foi danificada por uma carreta-cegonha. A gestão do prefeito David Almeida (Avante) anunciou que a prefeitura arcará integralmente com a reconstrução da estrutura, buscando, ao mesmo tempo, o reembolso dos valores investidos por meio de vias legais.