Bruno Pacheco – Da Redação Amazônia
MANAUS – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nessa terça-feira, 3, que não faltará apoio ao povo amazonense, após a confirmação de que o vice-presidente Geraldo Alckmin visitaria o Estado, ainda nesta quarta-feira, 4, para anunciar ações de enfrentamento à estiagem severa que atinge pelo menos 60 dos 62 municípios da região.
“Ninguém governa sozinho. Importante ter boa equipe e grandes parceiros. Dr. @geraldoalckmin e o governo federal cuidarão disso. Não faltará apoio ao povo amazonense”, escreveu Lula em uma publicação na rede social X, antigo Twitter, ao compartilhar um vídeo de Alckmin falando.
Antes, Alckmin também havia comentado sobre a viagem e disse que faria, nessa terça-feira, uma reunião de trabalho com oito ministérios, em Brasília, para alinhar as ações que fariam com as autoridades do Amazonas. Além disso, o vice-presidente disse que, à pedido de Lula, avalie as consequências sociais e econômicas que o Estado enfrenta por conta da seca.
A estiagem
No Amazonas, a estiagem afetada cerca de 200 mil pessoas e a estimativa da Defesa Civil Estadual é que a seca seja uma das mais longas da história do Amazonas. Ao todo, até a manhã desta quarta-feira, 4, 23 cidades estão em situação de emergência por conta da falta de água nos rios e lagos.