O professor, linguista e escritor Odenildo Sena lança, no próximo dia 2 de dezembro (sexta-feira), seu novo livro de crônicas, Tempos de Memória, obra que marca a estreia do selo Casa Literária. O evento acontece a partir das 19h30, no espaço do Galvez Botequim, no Conjunto Eldorado, com sessão de autógrafos e bate-papo com o escritor.
De acordo com Odenildo, Tempos de Memória é o segundo título de uma trilogia autobiográfica. O primeiro, No Tempo do Eu Menino, lançado pela Editora Valer, está centrado na infância do escritor, enquanto a nova obra destaca acontecimentos contemporâneos – ainda que não sejam de caráter mais recentes.
“Os relatos não estão organizados de forma cronológica, como manda a tradição, mas as crônicas reproduzem fragmentos da minha convivência, do meu dia a dia, das minhas experiências e concepções sobre a vida, sobre o mundo que me cerca e sobre os acontecimentos marcantes que ficaram gravados nesse tempo de memória”, afirma.
O autor afirma que ultimamente vem mantendo produção forte, embora sem foco definido. “Tenho me dado essa liberdade. Escrevo sobre política, produzo contos e crônicas e não abro mão de escrever sobre questões relacionadas à linguagem, ao discurso e a práticas pedagógicas, ainda que longe da linguagem acadêmica, herança dos meus 32 anos como professor e pesquisador na Universidade Federal do Amazonas”.
Paralelamente, Odenildo já trabalha no terceiro e último volume da série, ainda sem título definitivo, mas que não deve demorar a chegar, segundo ele.
Amazonas ganha novo selo editorial
A Casa Literária é a nova aposta editorial do jornalista, escritor e editor amazonense Mário Bentes, 32. A marca, de acordo com ele, promete uma variedade de gêneros maior que a Lendari – seu outro selo editorial, dedicado à literatura fantástica. E estreia ao mercado justamente com Tempos de Memória.
“A ‘Casa’ surgiu como resposta a muitos autores que procuravam a Lendari para apresentar trabalhos de gêneros mais tradicionais, como poesia, contos e crônicas, e que se diferenciavam muito, portanto, da literatura fantástica”, explica. “Assim, até para abraçar estes gêneros mais tradicionais e indispensáveis na literatura, fundei a Casa Literária, que será mais plural nesse sentido”, afirma.
Para o editor, começar com um título assinado por Odenildo Sena representa orgulho e, ao mesmo tempo, responsabilidade. “Eu, que comecei a me interessar pel crônica depois de ler Odenildo Sena, fico honrado e feliz de tê-lo como autor. Espero que a parceria editorial seja plena e que tenha muitos outros títulos pela frente”, diz.
A obra já está em pré-venda no site da editora: http://www.casaliteraria.com.br/