Uma operação conjunta do Ibama e da Polícia Federal destruiu 26 dragas, oito barcos, quatro rebocadores e 42,5 mil litros de diesel até esta quinta-feira (9/11), no Vale do Javari, no interior do Amazonas. Os fiscais também apreenderam nove antenas Starlink e 3,2 kg de mercúrio.
A Operação Xapiride combate ao garimpo ilegal no Amazonas está concentrada nos municípios de São Paulo de Olivença e Jutaí e é realizada nos rios Jandiatuba, Boia, Jutaí, Igarapé Preto e Igarapé do Mutum.
“O avanço do garimpo na região ameaça a sobrevivência e os modos de vida dos povos indígenas, principalmente os grupos em isolamento voluntário”, afirma o Ibama.
O Vale do Javari é a região que reúne a maior concentração de grupos indígenas isolados do mundo e é considerada a segunda maior terra indígena do país.
O nome da operação, Xapiri, é referência à lenda sobre guardiões invisíveis das florestas, espíritos nos quais os ancestrais animais dos povos Yanomami se transformaram. Eles são evocados nos rituais xamânicos para refrescar a terra, curar o corpo e afastar as epidemias.