Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»‘Operação Sangria’ pediu prisão temporária de Simone Papaiz e mais sete da Susam
    Amazonas

    ‘Operação Sangria’ pediu prisão temporária de Simone Papaiz e mais sete da Susam

    30 de junho de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A ‘Operação Sangria’ deflagrada na manhã desta terça-feira, 30, cumpre 14 mandatos de busca e apreensão, além da prisão temporário de oito pessoas ligadas à Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam).

    Esta é a terceira operação da PF sobre compras superfaturadas de respiradores durante pandemia. As secretarias de Saúde e os governadores do Pará, Helder Barbalho, e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel já foram alvos.

    @kleiton.renzo

    Segundo informações da Procuradoria Geral República (PGR) o ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ),  autorizou a prisão temporária do alto escalão da Secretaria da Saúde do Amazonas,  Simone Araújo de Oliveira Papaiz, ex-secretário de saúde João Paulo Marques dos Santo; ex-secretário executivo adjunto de Saúde; Perseverando da Trindade Garcia Filho, ex-gerente de compras da secretaria de Saúde e Alcineide Figueiredo Pinheiro.

    Também foram expedidos mandados de prisão temporária para Fábio José Antunes Passos, proprietário da empresa FJAP & Cia, que vendeu os respiradores para a Susam; Cristiano da Silva Cordeiro, empresário, ex-implicado na Operação Saúva e que emprestou o dinheiro para a operação; Luciane Zuffo Vargas de Andrade, dona da empresa Sonoar, que comprou e revendeu os respiradores para a FJAP; e Renata de Cássia Dias Mansur Silva, sócia da Sonoar.

    O Governo do Amazonas afirmou, por meio de nota, nesta terça-feira, 30, que está aguardando o desenrolar das buscas e apreensões realizadas pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal contra fraudes e desvios na compra de respiradores no Estado, para se pronunciar oficialmente.

    A investigação apura a atuação de uma organização criminosa instalada no governo do Amazonas com o objetivo de desviar recursos públicos destinados a atender às necessidades da pandemia de covid-19.

    “Estamos diante da atuação de uma verdadeira organização criminosa que, instalada nas estruturas estatais do governo do estado do Amazonas, serve-se da situação de calamidade provocada pela pandemia de covid-19 para obter ganhos financeiros ilícitos, em prejuízo do erário e do atendimento adequado à saúde da população”, comentou a  subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo.

    Valores

    Segundo informações da Polícia Federal do Amazonas, o laudo pericial constatou o sobrepreço praticado em cada unidade dos ventiladores mecânicos adquiridos, o superfaturamento chegou a 133,67% do valor de mercado.

    A investigação policial identificou que a verba pública federal transferida à empresa contratada foi, em seguida, remetido a conta bancária no exterior, pertencente a uma outra pessoa jurídica, aparentemente de fachada, havendo indícios de possível prática de crime de lavagem de dinheiro.

    Os indiciados poderão responder por crimes de fraude à licitação, peculato, pertencimento à organização criminosa e lavagem de dinheiro, e, se condenados, poderão cumprir pena de até 30 anos de reclusão.

    *Com informações da PF e da PGR

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Advogados têm candidaturas barradas para vaga do Quinto Constitucional no AM

    Prefeitura de Manacapuru entra na mira do TCE por supostas irregularidades na reconstrução do Porto Terra Preta

    Em Belém para COP30, Wilson Lima anuncia banca organizadora do concurso da Sema

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.