Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazônia»Operação Tamoiotatá deve combater ao desmatamento e queimadas ilegais
    Foto: Felipe Werneck
    Amazônia

    Operação Tamoiotatá deve combater ao desmatamento e queimadas ilegais

    29 de março de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) divulgou, nesta segunda-feira, 29, o início, a partir de 1º de abril, da Operação Integrada, denominada Tamoiotatá, para combater o desmatamento ilegal e as queimadas não autorizadas em 2021 no sul do Amazonas. A região é conhecida por fazer parte do arco de desmatamento em que a destruição da floresta se concentra historicamente. Em 2020, 72% do desmatamento ocorrido no Estado ocorreu nessa área.

    O arco do desmatamento é um território que vai do oeste do Maranhão e sul do Pará em direção a oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre. As rodovias Belém-Brasília e Cuiabá-Porto Velho iniciaram o desenho desse arco a partir da década de 1960. A região concentra aproximadamente 75% do desmatamento da Amazônia.

    @kleiton.renzo

    Por meio de uma live nas redes sociais, o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, detalhou as ações na região de maior pressão ambiental do Estado e tem como alvo quatro objetivos.

    “O primeiro é ampliar a presença do Estado na mesorregião Sul do Amazonas com bases operacionais. Em 2021, nos municípios de Apuí e Humaitá. O segundo, promover ações de regularização ambiental, auxiliando os processos de Cadastro (CAR) e implementação do Prad. Em seguida, reduzir as ocorrências de desmatamentos e queimadas ilegais, com a formação de 100 brigadistas, prevista para o mês de maio e por último, melhorar a comunicação com a sociedade, com a criação de uma campanha de comunicação para a conscientização da população”, detalhou Taveira.

    A região sul do Amazonas concentra 72% do desmatamento e queimadas. Entre os municípios alvo da operação estão: Lábrea, Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Novo Aripuanã, Manicoré, Canutama, Maués, Pauini e Autazes.

    As práticas criminosas ocorrem em 10 municípios do Amazonas (Divulgação/Sema)

    O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, informou que a meta da operação deste ano é reduzir em 5% a taxa de desmatamento e queimadas no comparativo com o ano de 2020. “A meta considera o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Amazonas (PPCDQ-AM 2020-2022) que estabelece a meta de redução na taxa de desmatamento, até 2022, de 15%”, destacou Valente.

    A operação Integrada Tamoiotatá terá o envolvimento de outros órgãos Federal, Estadual e Municipal. Entres eles estão: o Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), o Corpo de Bombeiros do Amazonas, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Defesa Civil Estadual, a Polícia Federal, o Exército Brasileiro, o Ibama e os órgão municipais dos municípios.

    Ranking de desmatamento

    Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas é o 3º lugar no ranking de alertas de desmatamento por km², somando 2.955 km² atingidos. O Estado só fica atrás do Pará – 1º lugar – que possui 9.364,00 km² (44,13%) e Mato Grosso – 2º lugar – com 3.469,00 km² (16,35%) de áreas desmatadas.

    Ranking do desmatamento dos Estados que mais tiveram área desmatada (Divulgação/Sema)

    Em 4º lugar está Rondônia com 2.516,00 m² (11,86%, 5º lugar, o Acre com 1.334,00 m² (6,29%, Maranhão aparece em sétimo lugar com 527,00 m² (2,48%), em penúltimo o Amapá, com 113,00 m² (0,53%) e por último o Tocantins com 49,00 m² (0,23%).

    Conteúdo Agência Cenarium

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    ANP impõe condições para retomada de perfuração na Foz do Amazonas

    Edital prorroga inscrições para restauração em terras indígenas

    Pesquisa inédita com genoma protege espécies de peixes da Amazônia

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.