A Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor – Procon Amazonas e o Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Amazonas (Sinepe) firmam nesta segunda-feira, dia 5, um termo de parceria para utilização do projeto Procon Mirim no repasse de conteúdo consumerista a alunos do ensino fundamental das escolas filiadas ao Sinepe. O Procon Mirim é uma revista idealizada e elaborada pelo Procon Amazonas em parceria com a Ediouro, grupo que publica a revista de passatempos Coquetel, publicação conhecida em todo o Brasil.
A secretária executiva de Estado do Procon Amazonas, Rosely Fernandes, explica que a parceria que será fechada com o Sinepe servirá como um projeto piloto para levar aos estudantes conhecimentos sobre os direitos do consumidor usando a transversalidade das matérias ministradas em sala de aula.
“Nossa intenção é poder levar a defesa do consumidor para as crianças de uma forma lúdica e criativa, tratando de assuntos da esfera consumerista numa linguagem acessível. Conceitos como o de propaganda enganosa, por exemplo, podem ser tratados numa aula de língua portuguesa”, explica Rosely.
Num primeiro momento, a parceria irá atender as 70 escolas que estão filiadas ao Sinepe, mas a intenção é aproveitar esta experiência para que, futuramente, estudantes da rede pública de ensino também sejam beneficiados com o projeto Procon Mirim.
Rosely Fernandes afirma também que a parceria serve como um projeto piloto para outros estados. Em um deles, o Rio de Janeiro, o Procon Carioca já está em tratativas com a editora para também viabilizar o projeto. “Tudo passa pela educação, nós precisamos trabalhar nela para que tenhamos brasileiros conscientes”, enfatiza a secretária do Procon.
A assinatura do Termo de Parceria será na próxima segunda, 5, às 15h, na sede do Sinepe, localizada à rua Aires de Almeida, Nº 16, bairro São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/PROCON AM