Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Parque Municipal do Idoso realiza 2º Encontro da Terapia Chinesa ‘Lian Gong’
    Amazonas

    Parque Municipal do Idoso realiza 2º Encontro da Terapia Chinesa ‘Lian Gong’

    14 de setembro de 2018
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    No Parque Municipal do Idoso (PMI), 2 mil idosos sentem, diariamente, os benefícios dos exercícios que acabam com dores, problemas na coluna e aumentam qualidade de vida: o “Lian Gong”. E, para comemorar 31 anos da terapia no Brasil, a Prefeitura de Manaus realizará no próximo dia 20, às 14h, o “2º Encontro da Terapia Chinesa Lian Gong”. O evento é aberto ao público, no ginásio do PMI, localizado na rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

    A prática corporal chinesa, que nasceu na década de 1960  por criação de um ortopedista chinês, é oferecida pela Prefeitura de Manaus compondo o quadro de 20 atividades oferecidas no Parque.  São quatro turmas com 23 alunos cada, totalizando 92 participantes,  sendo oito aulas por semana, de segunda a quinta-feira, em dois horários, das 14h às 15h e das 15 às 16h.

    @kleiton.renzo

    Realizando o trabalho há quatro anos com os idosos matriculados, a professora Ana Alice Alencar, 55, pós-graduada em Acupuntura  pelo Instituto Takinaga de Terapias Complementares, explica a importância da prática no quadro de atividades do PMI. “É uma atividade de baixo impacto, portanto, todo mundo pode fazer. O Lian Gong traz longevidade com qualidade de vida, trabalha o corpo, a mente e as emoções. Também ajuda na socialização das pessoas, por ser  uma prática oferecida em um ginásio aberto, facilita a integração”, diz.

    A programação iniciará  às 14h, com a palestra da  acupunturista e fisioterapeuta Rosana Rebello, 61, que abordará o tema “Saúde– Lian Gong, uma Ginástica  Terapêutica que Cultiva Saúde e Vitalidade”. Em seguida, a exibição de um vídeo apresentando a terapia pelo criador do Lian Gong, Zhuang Yuan Ming.

    No decorrer da programação, a instrutora Ana Alice apresentará as 18 terapias com os idosos, que  incluem os exercícios de  percussão para vitalidade, combinando posturas paradas, movimentos e percussões feitas com as próprias mãos, trabalhando todas as regiões do corpo.

     O Brasil é o país onde mais pessoas aderiram a essa prática. Em todos os Estados, os números vêm crescendo, no Amazonas, a cidade de Manaus tem o maior público, mais de 5 mil pessoas praticando, afirma Ana Alice, uma referência da atividade no Parque.

    Frequentadora do Parque há um ano,  Maria Rita, 60,  foi diagnosticada com câncer há três anos, as sessões de quimioterapia e radioterapia trouxeram dores excessivas nas articulações, prejudicando  seus movimentos. “A partir dessa terapia, eu melhorei muito as articulações, as dores sumiram, pude levantar os braços, movimentar as pernas, dando muita sustentação ao abdômen, pra mim foi muito importante essa terapia, por isso faço duas vezes na semana”. Afirma.

    O Parque Municipal é um dos três pilares que norteiam a Política Municipal do Idoso em Manaus, com a proposta do envelhecimento com saúde, qualidade de vida e bem-estar.  ”O Lian Gong em 18 terapias é uma técnica utilizada como estratégia de prevenção, promoção da saúde e redução de agravos em dores no corpo dos idosos. Além dos benefícios para o corpo, proporciona a construção de laços sociais e possibilita a sociabilização dos idosos usuários  do PMI”, explicou a diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Moutinho.

    Matrícula

    Para os idosos que desejam efetuar a matrícula para participar destas e outras atividades oferecidas pelo Parque, é necessário apresentar a seguinte documentação no setor de admissão: documento de identidade, duas fotos 3×4, comprovante de residência, um atestado Cardiológico indicando o grau de intensidade da atividade a ser realizada, com o laudo dos seguintes exames: hemograma completo, eletrocardiograma com laudo, EAS, EPF, raios-x de tórax com laudo, lipidograma, glicemia e colesterol total.

    O parque pode ser frequentado pela população idosa de Manaus, homens e mulheres a partir de 55 anos (somente pelo turno vespertino) e 60 anos (prioridade pelo turno matutino).

    Fotos: Divulgação

    Via FDT

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Superintendente da Suframa diz que tarifaço dos EUA tem impacto “insignificante” para a ZFM

    Wilson Lima amplia programa de saúde digital e reduz fila de espera em até 80% no AM

    Cheias no Amazonas deixam municípios em estado de emergência

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.