Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»PEC de deputado do AM quer impedir alterações políticas nas regras do quinto constitucional
    PEC
    Fausto Júnior propõe PEC que aplica princípio da anterioridade eleitoral às eleições do quinto constitucional, garantindo segurança jurídica. (Foto/Divulgação)
    Amazonas

    PEC de deputado do AM quer impedir alterações políticas nas regras do quinto constitucional

    12 de novembro de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O deputado federal Fausto Júnior (União Brasil–AM) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estende o princípio da anterioridade eleitoral às normas que regem o processo de escolha dos membros dos tribunais pelo quinto constitucional.

    A proposta busca evitar alterações de última hora nas regras das eleições internas que formam as listas destinadas à composição dos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho.

    @kleiton.renzo

    Pelo texto, qualquer mudança nas normas que disciplinam o processo de escolha só poderá entrar em vigor um ano após sua publicação, garantindo estabilidade jurídica e impedindo interferências políticas ou casuísticas nos pleitos que definem os indicados da advocacia e do Ministério Público aos tribunais.

    Atualmente, essas regras podem ser modificadas por atos infralegais, como resoluções e portarias, inclusive às vésperas da votação. Segundo o parlamentar, essa possibilidade compromete a lisura e a previsibilidade do processo, em desacordo com os princípios da moralidade e da impessoalidade administrativa previstos na Constituição.

    “Assim como ocorre em qualquer processo eleitoral, já existe um princípio de anterioridade que impede mudanças nas regras a menos de um ano do pleito. No entanto, esse mesmo princípio não se aplica às eleições do quinto constitucional. Por meio dessa PEC, estamos garantindo o mesmo padrão de segurança e transparência adotado nas eleições político-partidárias”, explicou o deputado Fausto Jr.

    A iniciativa é vista como um instrumento de fortalecimento institucional do Judiciário, da advocacia e do Ministério Público, preservando a credibilidade, a independência e a legitimidade das instituições envolvidas no processo de escolha dos futuros membros dos tribunais.

    O parlamentar reforça que o principal objetivo da PEC é fortalecer a democracia.

    “Eu entendo que esse é um processo que, independentemente de questão partidária ou ideológica, deve ter unanimidade no entendimento da Casa, porque é algo que traz segurança jurídica. Você está simplesmente deixando a regra do jogo clara, com previsibilidade”, concluiu Fausto Jr.

     

    VIA PORTAL DIRETO AO PONTO

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Eleições do CRBio-06 reforçam compromisso com a valorização e o futuro da Biologia na Amazônia

    UEA na COP30: Universidade apresenta soluções amazônicas em justiça climática, bioeconomia e inovação sustentável

    Toffoli e Mendonça discutem durante sessão da Segunda Turma do STF

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.