Em Anamã, as melhores cotadas para a prefeitura nas eleições do próximo ano são a advogada Yamile Viana e Kátia Dantas. Uma pesquisa interna encomendada pelo atual prefeito, Chico do Belo (UB), jogou balde de água fria em seu grupo político ao ver a vereadora Jéssica Conegundes, presidente da Câmara, em última posição nas intenções de voto.
Leia mais: Justiça determina fim de lixões em Anamã e manda Chico do Belo construir aterro sanitária
Pesa contra o nome de Kátia Dantas a herança deixada pelo marido, ex-prefeito de Anamã, Jecimar Pinheiro, que tem contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e lembranças negativas dos servidores municipais.
Com a menor rejeição entre os nomes apresentados, a advogada Yamile Viana, tem a seu favor o apoio de lideranças comunitárias, a chancela da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM), além de forças influentes da política amazonense. Entre eles o deputado federal Saullo Vianna e a deputada estadual Joana Darc, ambos do círculo de confiança do governador Wilson Lima.
Leia mais: Presidente da Câmara de Anamã demora quase dois meses para tornar público contrato de R$ 319 mil
A pesquisa mostrou ainda que aparecem os nomes de Josione Doda, Gelciane Gomes, Zeliúde Pinheiro e Rogério Viana, esses dois últimos vereadores do município, entre os nomes lembrados pela população.
A presidente da Câmara, Jéssica Conegundes, aparece atrás de todos nas intenções de voto. Reeleita para presidir a Câmara, em três anos de atuação parlamentar não conseguiu a simpatia popular nem garantir confiança ao seu nome dentro do grupo do atual prefeito de Anamã.