A nova pesquisa do Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN), contratada pelo Consórcio G6 de Portais do Amazonas (MarioAdolfo.com, Portal Único, BNC Amazonas, Hiel Levy, Marcos Santos e Amazonas Atual), confirma um quadro cristalino: Omar Aziz (PSD) é favorito absoluto ao governo do Amazonas em 2026, liderando todos os cenários estimulados e espontâneos.
Porém, atualmente, único nome capaz de ameaçar a vitória do senador é o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que aparece em segundo lugar em dois cenários. Vale salientar que David tem tido que não será candidato e apoiará Omar, mas também já disse que pode mudar de opinião até o ano que vem.
Confira os cenários analisados:
No cenário 1, Omar Aziz lidera com 31,6%, enquanto que David Almeida aparece atrás, com 25,1%; Maria do Carmo Seffair (PL) chega em terceiro lugar, com 14,3% e Tadeu de Souza (Avante) assinala 3,2%. Brancos e nulos somam 15,8% e 10% ainda não sabem ou não responderam.
Mas este cenário é irreal. Isso porque Tadeu de Souza, o atual vice-governador do Amazonas, é aliado e do mesmo partido de David Almeida. Para que os quatro disputem o Governo do Amazonas em 2026, Tadeu teria que mudar de partido e rachar a aliança com o prefeito, o que parece difícil neste momento.
Cenário 2
No cenário 2, sem Tadeu, Omar Aziz também parece na primeira posição, com 33,8%; David Almeida repete a segunda posição, chegando a 26,1%; e Maria do Carmo Seffair ainda estaria na terceira colocação, com 22,75%.
Brancos e nulos somam 14,9% e 7,6% não sabem ou não quiseram responder.
Neste cenário, fica cristalino que, com David Almeida na disputa, Omar Aziz teria sérias dificuldades para tentar ganhar a eleição no primeiro turno. E Maria do Carmo ficaria em terceiro lugar, com mais de 10% de diferença para o segundo colocado.
Cenário 3
No cenário 3, sem David Almeida na disputa, Omar Aziz chegaria a 45,2%; Maria do Carmo avançaria para a segunda posição, com 23%; e Tadeu de Souza atingiria 6,1%, mas ainda muito longe das primeiras posições. Quase 20% não votariam em nenhum deles e 9% não sabem ou não responderam.
Este é o melhor cenário para Omar Aziz. Sem David Almeida, os votos válidos (não contabilizando os brancos e nulos) chegariam a mais de 60%, o que garantiria a vitória no primeiro turno.
Informações da pesquisa
A pesquisa do Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN) ouviu 1.504 eleitores entre os dias 14 e 24 de novembro, em entrevistas presenciais realizadas em 12 municípios: Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Maués, Presidente Figueiredo, Iranduba, Careiro, Borba, Autazes e Tefé.
O levantamento tem margem de erro de 2,52 pontos percentuais e índice de confiança de 95%. As informações foram compiladas a partir de dados do TSE (2025) e do IBGE (2024). O público-alvo são eleitores do Amazonas e das cidades pesquisadas, e a responsabilidade técnica é do estatístico João Alves.
Veja a rejeição de cada um no PDF
IPENG6 Eleitoral novembro 2025


