DO RDA – REDAÇÃO AMAZÔNIA
ITACOATIARA (AM) – Após o diretório nacional do PT declarar apoio à reeleição do prefeito Mário Abrahim (Republicanos) em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), os candidatos petistas do município anunciaram nesta quarta-feira, 15, a renúncia da disputa eleitoral 2024. Entre os desistentes, estão o ex-prefeito Antônio Peixoto e a Profª e vereadora Francelízia, que chegaram a se lançar candidatos à Câmara Municipal.
“Estou aqui retirando, de minha própria consciência, o registro da minha candidatura, para que eu possa ficar livre para apoiar quem eu ache que deve ser apoiado, para que este município volte a ser de itacoatiarenses”, anunciou o ex-prefeito Antônio Peixoto.
Para a professora Maria Francelízia, ex-presidente do diretório municipal do PT Itacoatiara, o partido “não teve a oportunidade de ser ouvido” pelos comandos estadual e nacional. Segundo a vereadora, a sigla impôs a obrigação para que os seus filiados declarassem apoio ao prefeito Mário Abrahim.
“Foi nos imposto uma situação, a qual eu, Francelízia, não concordo e não aceito por várias razões.. […]. Eu não tenho coragem de fazer campanha e pedir voto à atual gestão”, declarou.
Entenda
O Partido Liberal (PL) tirou a então pré-candidata a vice do Partido dos Trabalhadores (PT) da chapa de Cabo Maciel, após o PT Nacional negar apoio ao parlamentar nas eleições 2024 em Itacoatiara. Em convenção partidária na noite de sábado, 3 de agosto, o parlamentar anunciou a vereadora Andreia Mara (PSD) como candidata a vice-prefeita e se lançou candidato a prefeito do município.
A professora e vereadora Maria Francelízia (PT) havia sido anunciada para ser vice na chapa de Cabo Maciel, mas o PT Nacional negou apoio ao parlamentar e anunciou aliança ao atual prefeito Mário Abrahim (Republicanos).