Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Prefeito de Nova Olinda diz que não pode pagar Fundeb
    Amazonas

    Prefeito de Nova Olinda diz que não pode pagar Fundeb

    20 de dezembro de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    | POR REDAÇÃO AMAZÔNIA

    O prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis (MDB), fez uma transmissão ao vivo, na semana passada, para fazer alguns anúncios aos servidores da prefeitura, entre eles, a comemoração de aniversário da cidade, pagamento de salário e 13º, além do pagamento do abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

    @kleiton.renzo

    A transmissão ocorreu após cobranças de alguns servidores de que Adenilson estaria ‘enrolando’ para realizar o pagamento, visto que cidades como Manaus já têm data definida para o repasse aos professores e Nova Olinda ainda não.

    Segundo o prefeito, o pagamento do abono na cidade é feito sempre no mês de janeiro do ano seguinte e que os servidores deveriam ‘confiar’ nele e no seu histórico de pagamento.

    “Primeiro quero ressaltar para vocês aqui uma coisa: vocês conhecem meu histórico em relação a isso, então, se a gente conhece o histórico do prefeito Adenilson durante anos em relação ao abono, então a primeira coisa é confiar”, disse.

    O prefeito atribuiu os comentários e cobranças a pessoas que não o acompanham e que não gostam de sua administração, possivelmente se referindo a opositores políticos.

    “Ultimamente tem tido alguns comentários em rede: ‘e em Nova Olinda? Em outros lugares já estão anunciando. E fulano já anunciou não sei quando’, como se eu não estivesse atento a essa questão. Esses comentários são de pessoas que não têm relação nenhuma comigo, inclusive, que não gostam da minha administração. É uma cobrança assim que parece que o mundo vai acabar”, afirmou o prefeito.

    Na ocasião, ele explicou que o pagamento ainda não foi feito por conta de duas leis que o impedem. Uma delas determina o pagamento de 70% do Fundeb e outra proíbe este pagamento.

    “Tem uma lei que proíbe o pagamento de abono. A lei complementar 173, dentre outras coisas, proíbe o pagamento de abono e isso é uma coisa. De um lado tem a lei complementar 173 que proíbe o pagamento de abono, de um outro lado existe a lei do novo Fundeb, que os gestores precisam cumprir os 70%. Se cumprir os 70%, descumpre a 173. Está entre a cruz e espada”, disse.

    Por conta disso, o prefeito afirmou que chegou a pedir que os vereadores da cidade criassem uma Lei própria para pagamento do abono. Os vereadores aprovaram a Lei. E agora, o prefeito pediu que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) avalie a situação e aguarda um posicionamento do órgão.

    Por fim, Adenilson diz, também, que não anunciou o pagamento porque ainda há recursos para serem repassados à prefeitura, o que deve alterar os cálculos da verba integral. “Por que que nós não anunciamos o pagamento de abono para dezembro? Primeiro que todos os abonos que eu paguei foram em janeiro. […] Por que que eu não anunciei até agora? Primeiro, eu não sei quanto vai entrar de recurso até o dia 28”, afirmou.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Ranking de Competitividade: Pará e Amazonas registram maiores quedas entre 2024 e 2025

    Impugnação na eleição do Quinto Constitucional é mecanismo de controle, diz advogada

    Prefeito e vice de Caapiranga perdem mandatos após decisão da Justiça Eleitoral

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.