Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Prefeitos já usam diploma do TCE para promover campanha de reeleição
    Prefeitos já usam diploma do TCE para promover campanha de reeleição
    Foto: Divulgação
    Amazonas

    Prefeitos já usam diploma do TCE para promover campanha de reeleição

    31 de outubro de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Cinco dos seis prefeitos que ganharam um “selo de gestão pública” do presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, já estão usando o “mimo” para alavancar sua propagandas de campanha pela reeleição.

    A premiação dada pela Corte de Contas a 40 gestores públicos, que incluíam prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, ocorreu na última sexta-feira (16), em Manaus. Na ocasião, pelo menos dois candidatos à reeleição, neste ano, aproveitaram o momento para divulgar a honraria.

    @kleiton.renzo

    O primeiro deles foi o prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis (MDB) que postou um vídeo em suas redes sociais, no qual classifica o diploma como “muito importante”. Na postagem, ele também afirma que o selo carimba o seu trabalho “prezando a eficácia, eficiência, transparência e a publicidade.”

    Leia mais: Justiça quer saber o que Adenilson Reis fez com mais de meio milhão de recursos do FNDE

    Outro prefeito que se vangloriou de ter recebido o diploma do TCE-AM foi o de Tabatinga, Saul Bermeguy (MDB). Em sua redes sociais, o candidato que disputa a reeleição contra quatro adversários neste pleito, também publicou um vídeo para divulgar o “selo ouro de gestão pública”.

    Segundo ele, o prêmio mostra que o povo de Tabatinga fez uma boa escolha ao elegê-lo como prefeito nas eleições de 2016, sendo reconhecido pelo órgão de controle. “Hoje, foi um dia muito mais que especial. Estou honrado, orgulhoso e agradecido”, diz uma postagem.

    Um detalhe: o vídeo postado poucas horas depois do evento no TCE, já traz toda a arte de sua campanha à reeleição, incluindo o nome do vice e o número da chapa.

    Em Manaquiri, o prefeito Jair Souto (MDB) também usou suas redes sociais para mostrar a premiação recebida do presidente do Tribunal de Contas. Na publicação, ele  diz que recebeu o selo “por, entre outras coisas, fazer uma boa administração, com resultados efetivos.”

    Souto, que busca a reeleição na cidade, vai mais além contra seus concorrentes e afirma “(..) quem me ataca, não quer o bem do nosso município. Quem me ataca quer o seu próprio bem. E esse prêmio coloca as coisas em seu devido lugar.”

    O prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy (MDB) foi outro que usou o mimo dado pela Corte de Contas para reforçar sua campanha para se manter por mais quatro anos na prefeitura municipal. Ele disputa a reeleição contra outros quatro candidatos.

    Leia mais: Ano Eleitoral: Davi Bermeguy terá que evitar gastos com publicidade

    Em suas redes sociais, ele argumentou que os selos são entregues às gestões que se destacaram com os “melhores índices de desempenho, eficiência, efetividade e transparência na administração das contas públicas”, como justificativa do diploma recebido.

    O vídeo postado por David, neste domingo (18), é similar ao do irmão, o também prefeito Saul Bermeguy.

    Mesmo cassado pela Justiça Eleitoral, em abril deste ano, o prefeito de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça (PP) conseguiu receber a honraria dada pelo Tribunal de Contas. Em postagem nas redes sociais, ele diz que “o prêmio destaca as administrações positivas, que colaboram com a sociedade, os índices de desempenho, regularidade, eficiência, efetividade e transparência nas contas públicas das administrações.”

    Além disso, o envio de relatórios de Execução Orçamentária, Gestão Fiscal e classificação adequada no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), dentro do prazo, são apontados por Mendonça como sendo outros  critérios para o resultado final do prêmio. Ele é candidato à reeleição no município.

    Fora da disputa 

    Da lista dos gestores premiados do TCE, apenas o prefeito de Apuí, Antônio Roque Longo não usou a “graça” recebida do órgão de controle para se autopromover. No entanto, ele está fora do pleito deste ano e não concorre à reeleição.

    O último boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que no Amazonas concorrem nessas eleições 280 candidatos a prefeito e 9.872 candidatos a vereador.

    Todavia, 40 deles ganharam de graça do Tribunal de Contas um letreiro luminoso acima da cabeça para brilhar no meio dessa multidão de concorrentes: 18 gestores foram ranqueados com selo de bronze, 20 com selo de prata, e apenas dois com selo ouro.

    Hellen Miranda – Portal AM1

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Às vésperas da Black Friday, Roberto Cidade alerta para preços enganosos e propõe nova lei sobre combustíveis

    Sob gestão de Wilson Lima, Amazonas leva à COP30 modelo de transição energética baseado no uso do gás natural

    Presidente e corregedor do TCE-AM participam da posse do novo conselheiro do TCE de São Paulo

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.