MANAUS (AM) – A forte chuva que atingiu a capital amazonense, neste domingo, 5/10, provocou alagamentos em várias regiões da cidade e reacendeu o debate sobre a eficiência dos sistemas de monitoramento climático da Prefeitura de Manaus. A reportagem é do portal Rios de Notícias.
A administração municipal se tornou alvo de críticas por não ter previsto com precisão o volume de chuva, mesmo após comprar por R$ 40 milhões um novo radar meteorológico anunciado em março deste ano.
O investimento foi feito com a justificativa de garantir mais precisão o clima e emitir alertas para população com antecedência sobre possíveis riscos.
O prefeito David Almeida (Avante) reconheceu que a intensidade da chuva superou as previsões iniciais. “Informando que essa chuva que caiu nesse final da manhã, início da tarde, choveu na cidade de Manaus 49 milímetros, o esperado era de 10 a 20 milímetros, então quase que o dobro da média que era esperado.
Causando problemas de alagamentos em alguns bairros da cidade de Manaus, transbordamento de bueiros e de garapés, queda de árvores”, disse o prefeito.
Falta de alerta
A declaração do prefeito gerou indignação nas redes sociais. Internautas questionaram a falta de alertas prévios e a efetividade do novo equipamento.
“Cadê o alerta prefeito? Muito propaganda, quero saber onde está o alerta?”, escreveu um usuário. Outro ironizou o valor do investimento: “Pq não tocou o ALERTA DE 40 Milhões?”.
A insatisfação também chegou ao meio político. O vereador Capitão Carpê (PL) criticou a ausência de comunicação com a população.
“Prefeito, talvez uma simples mensagem de alerta de chuva forte poderia ter evitado todo esse prejuízo ao cidadão!”, disse o vereador.
O também vereador Coronel Rosses (PL) foi ainda mais duro ao apontar falhas estruturais na gestão municipal.
“Choveu em Manaus… e o caos voltou! A cada temporal, a história se repete: ruas viram rios, casas alagam e o povo sofre, enquanto a Prefeitura finge que não é com ela. A verdade é uma só: Manaus não alaga por causa da chuva, mas sim pela falta de gestão, planejamento e cuidado por parte de quem deveria cuidar da nossa cidade”, declarou.
Defesa Civil civil emitiu alerta
A Defesa Civil do Amazonas informou que chegou a emitir, às 10h10, um alerta de chuva intensa para Manaus e Região Metropolitana, válido até as 14h30 deste domingo.
Apesar disso, moradores relataram que não foram avisados diretamente sobre os riscos.
Nas últimas horas, a chuva causou pontos de alagamento em diversas zonas da cidade, especialmente nas zonas Norte, Leste e Centro-Sul, onde ruas ficaram submersas e a água invadiu casas e comércios.


