| DO RDA – BRUNO PACHECO
MANAUS – O primeiro debate eleitoral de candidatos à Prefeitura de Manaus nas eleições 2024 aconteceu na noite desta quinta-feira, 8, com transmissão na TV Band Amazonas e sob a presença de apenas quatro prefeituráveis. O encontro entre os postulantes, que não teve a participação do prefeito David Almeida (Avante), ficou marcado por críticas à atual administração da capital e pelo uso de fones de ouvido do deputado federal Amom Mandel (Cidadania).
Além de Amom, participaram o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), o deputado estadual Roberto Cidade (UB) e o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT). Wilker Barreto (Mobiliza) não compareceu, mesmo após decisão judicial. Divido em cinco blocos, por ordem de sorteio, o debate teve questionamentos de jornalistas e a população, com direito a réplica e tréplica dos postulantes ao Executivo manauara.
Veja também: Justiça Eleitoral manda Band Amazonas incluir Wilker Barreto em debate
Os principais ataques dos candidatos foram direcionados ao prefeito David Almeida. Marcelo Ramos, que iniciou as falas da noite, disse que a ausência do gestor foi um ato de desrespeito. O segundo a se apresentar, Roberto Cidade começou destacando propostas. Já o Capitão Alberto Neto também resolveu usar o tempo para tecer críticas à David Almeida, chamando o prefeito de “fujão”. O último do primeiro bloco, Amom Mandel preferiu pontuar ações que pretende fazer caso seja eleito para assumir a cidade.
Ausência
Com nome confirmado até a tarde dessa quinta-feira, David Almeida justificou a ausência do confronto político por meio de nota, afirmando que não participaria do programa por conta de ataques contra ele. A coligação “Avante, Manaus”, do prefeito da capital, chegou a dizer ainda que “existe, de forma articulada e sistemática, uma sucessão de mentiras, ataques e fake news” contra David.
“Como toda a população sabe, os demais candidatos a prefeito de Manaus não vêm debatendo os problemas da cidade nem apresentando propostas, tanto que apenas a nossa coligação já registrou o seu Plano de Governo. O que existe, de forma articulada e sistemática, é uma sucessão de mentiras, ataques e fake news contra o prefeito David e a sua gestão”, diz trecho da nota da coligação.
Em meio à falta no debate, o prefeito David Almeida teve a conta pessoal do Instagram desativada. Nas redes sociais, ele explicou que “sofreu um ataque hacker”.
Fones de ouvido
Outro episódio que marcou o embate, foi o uso de fones de ouvido por parte de Amom Mandel. Nas redes sociais, o parlamentar tentou se justificar ao afirmar que estava usando os fones por ser autista. O curioso é que o deputado federal não é visto com fones durante sessões legislativas na Câmara Federal.
Cidade x Amom
Amom também protagonizou diversos confrontos com os candidatos a prefeito de Manaus, mas com ênfase aos embates com Roberto Cidade. Os parlamentares estão em em segundo e terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, respectivamente, atrás apenas do prefeito David Almeida.
Veja também: Pesquisa Futura: Amom e Cidade empatados em Manaus
Durante um dos ápices da disputa entre os políticos, o deputado estadual do União Brasil chegou a ser duramente criticado pelo parlamentar do Cidadania por conta de uma fala de Roberto Cidade ao dizer que “infelizmente” tinha um filho autista.
Ao lamentar a fala de Cidade, Amom Mandel lembrou que é diagnosticado com autismo e que isso “não seria algo negativo e nem deveria ser visto com tristeza”. Ao pontuar isso, Amom também mostrou estar usando fones de ouvido para “reduzir ruídos e barulhos no ambiente”.
Os confrontos continuam durante pouco mais de 1h40min de duração, com trocas de questionamentos entre os prefeituráveis e acidez nas perguntas. O debate pode ser conferido no link.
Pesquisa
Segundo os resultados da última pesquisa eleitoral sobre a Prefeitura de Manaus, do instituto Futura, divulgada nessa quinta-feira, 8 Almeida lidera a corrida eleitoral na capital do Amazonas ao registrar 22,2%, com empate técnico entre Amom Mandel e Roberto Cidade, que aparecem com 18,7% e 17,4% cada, respectivamente.