Compras, comercial, planejamento, atendimento ao cliente, recursos humanos, finanças, contabilidade, gestão de qualidade e projetos são alguns dos setores da área de Gestão e Negócios que estarão em alta nos próximos anos, segundo uma recente pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que ouviu mais de 400 empresas, representando mais de 2,2 milhões de empregados. “São profissionais que atuam em praticamente todo tipo de organização, independentemente do porte ou segmento, e esse é o principal motivo para que estejam entre os mais requisitados no mercado de trabalho”, destacou a diretora de Educação Profissional do Centro Educacional Literatus (CEL), Amanda Estald.
Ela explica que o aumento do número de novos empreendedores tem contribuído para esse cenário. “Além disso, os concursos públicos também têm levando centenas de amazonenses a buscarem a qualificação como um preparatório para a atuação profissional”, comentou Amanda, que viu duplicar neste ano o número de interessados em cursos técnicos na área de Gestão de Negócios.
Com curta duração e de rápida inserção no mercado, os cursos técnicos trazem hoje a vantagem da experiência e do conhecimento específico que se adquire em determinada área. Assim, quem cursa, sai na frente de quem não tem experiência de trabalho e de vivência com a formação necessária para preencher a demanda das vagas.
Um levantamento da instituição observou que levando em consideração a média salarial do profissional, os alunos chegam a ter retorno financeiro em até menos de sete meses, dependendo da área escolhida. Atualmente, um curso técnico na área de Gestão e Negócios possui duração de 11 a 20 meses e o investimento custa a partir de R$215.
Com salário médio de R$1.500, dependendo da empresa, o Técnico em Administração, por exemplo, executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.
Além do curso Técnico em Administração, o Centro Literatus oferece também outros cinco voltados para a área de Gestão e Negócios: Técnico em Contabilidade, Técnico em Finanças, Técnico em Logística, Técnico em Qualidade e o Técnico em Recursos Humanos. Para mais informações acesse o site http://www.literatus.edu.br/.