Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Projeto ‘Benção: capoeiragem e protagonismo infanto-juvenil’ leva aulão à parintinenses
    Amazonas

    Projeto ‘Benção: capoeiragem e protagonismo infanto-juvenil’ leva aulão à parintinenses

    19 de julho de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    | POR CHRIS REIS

    PARINTINS – Com a presença de Deilson Jacaúna Rodrigues, o mestre Paquita e o contramestre Barreirinha acontecerá um “aulão” de Capoeira, no sábado (20/07), às 18h30, na Arena Olímpica Rubem dos Santos, localizada na rua Barreirinha – São Vicente de Paula, próximo ao CETI em Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus).

    O evento é o resultado do projeto “Benção: capoeiragem e protagonismo infanto-juvenil”, produzida com incentivo da Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), que tem como proponente Flávio Augusto dos Santos Aguiar Junior.

    @kleiton.renzo

    O projeto tem como proposta promover a formação e socialização de crianças e adolescentes, por meio da realização de oficinas de formação intelectual e física fundamentada, nos princípios artísticos e culturais da Capoeira.

    “Benção: capoeiragem e protagonismo infanto -juvenil atua em uma área onde não há projetos implantados por políticas públicas, atendendo crianças e jovens do bairro da União, loteamento Teixeirão e ocupação do castanhal”, define o proponente sobre a importância do projeto. No total são 20 crianças e adolescentes atingidos, com idade de 5 a 17 anos.

    Flávio Augusto explica que a ideia nasceu de ações ligadas ao Centro Cultural Ogum Beira-Mar e Cabocla Mariana, no Loteamento Teixerão. Ele esclarece que faz parte do Terreiro e do Centro Cultural Ogum Beira-Mar e Cabocla Mariana, e já realizava, há algum tempo, ações dentro do centro.

    Ao surgir a Lei Paulo Gustavo percebeu a oportunidade de realizar de maneira mais elaborada e eficaz o projeto. “Juntamente com a equipe de projetos e orientados pela professora Irian Butel definimos os objetivos e concorremos ao edital, conseguimos a aprovação e estamos realizando a iniciativa sobre o viés pedagógico, que serve ao desenvolvimento de indivíduos autônomos, colaborativos e socialmente responsáveis, capazes de compreender seu papel no mundo”, esclareceu.

    Nas aulas, de acordo com o proponente do projeto, são ensinados os fundamentos da capoeira e toda a sua importância na formação cultural e ética.

    “Buscamos o desenvolvimento de crianças e jovens autônomos, colaborativos e responsáveis, por meio das inúmeras possibilidades proporcionadas pelo jogo de capoeira”, completou.

    O proponente

    Para Flavio Augusto, a capoeira é muito mais do que uma arte marcial, é um estilo de vida. Ele recorda, que ao longo dos oito anos dedicados a prática, aprendeu não apenas movimentos acrobáticos e técnicas de defesa, mas também valores essenciais como disciplina, respeito e perseverança.

    A capoeira, segundo ele, lhe ensinou a valorizar sua história cultural e a se conectar com suas raízes afro-brasileiras de maneira profunda. Além disso, o levou a uma comunidade acolhedora de praticantes que compartilham o mesmo amor e dedicação por essa arte.

    “Cada roda de capoeira é um momento de celebração da diversidade, da música envolvente ao jogo cheio de energia, que ensina humildade e superação. Mais do que uma atividade física, a capoeira é uma fonte constante de inspiração, fortalecendo não apenas meu corpo, mas também minha mente e espírito”, sentencia.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Com Educação absolvendo maior fatia, Orçamento 2026 de Itacoatiara será de R$ 595,7 milhões

    Roberto Cidade propõe que clínicas veterinárias aceitem exames feitos na rede pública

    David Almeida lidera lista dos gestores mais mal avaliados da Amazônia, mostra pesquisa AtlasIntel

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.