Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Projeto de lei quer garantir policial feminina nas delegacias pode ajudar no combate à violência contra a mulher
    Amazonas

    Projeto de lei quer garantir policial feminina nas delegacias pode ajudar no combate à violência contra a mulher

    7 de março de 2018
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    De 2005 a 2015, 838 mulheres foram vítimas de homicídios no Amazonas, aparecendo com o quarto maior crescimento do País, com 139,6%. Quando se confrontam os dados de 2014 e 2015, o Estado salta para o topo do ranking nacional, registrando 80 e 115 assassinatos, respectivamente, com 43,8% de crescimento. E ao traçar o recorte para a cor da pele, a taxa de crescimento de homicídios entre as amazonenses negras por 100 mil habitantes, nesses dez anos, colocou o Amazonas no sexto lugar em nível nacional (102,8% de crescimento), assim como em terceiro lugar, com relação a essa mesma taxa, mas tendo como vítimas as mulheres não negras (100,1% de crescimento).

    Os dados são do Atlas da Violência 2017 e foram apresentados hoje (7) pelo deputado José Ricardo (PT), nesta semana da mulher, demonstrando que muito ainda precisa ser feito, em termos de políticas públicas para as mulheres, para mudar essa realidade. “Pelas estatísticas, parece que não importa ser negra ou não. Todas podem ser vítimas de violência”.

    @kleiton.renzo

    Em apoio à luta de combate à violência contra a mulher, José Ricardo apresentou nesta quarta Projeto de Lei que obriga as delegacias de polícia do Estado do Amazonas a manter um efetivo mínimo de policiais do sexo feminino em suas dependências para o atendimento às mulheres vítimas de violência, para garantir atendimento mais humanizado, oferecendo amparo adequado e equitativo, facilitando a apuração de seus relatos e responsabilidade dos respectivos infratores.

    “Uma proposta que veio dos movimentos de mulheres, do Fórum Permanente das Mulheres de Manaus, para ser mais um instrumento de efetivação de direitos garantidos nas leis Maria da Penha e do Feminicídio”, disse ele, destacando que nas visitas que fez aos 62 municípios do Amazonas, em que fiscalizou hospitais, escolas e delegacias, é praticamente inexistente a presença de policiais mulheres nas delegacias de polícia.

    O parlamentar, que é um dos autores da Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será realizada amanhã (8), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), também apresentou e conseguiu aprovar emenda impositiva ao Orçamento do Estado para 2018, destinando 100 mil para ampliar, reformar e aparelhar a Delegacia da Mulher.

    “Assegurar os direitos das mulheres é proteger mais da metade da população brasileira. Reconhecer e manter os espaços conquistados pelas mulheres significa estar em sintonia com os avanços da sociedade moderna. O papel da mulher é incontestável, por isso, seus direitos não podem ser revogados por nenhuma hipótese”, completou.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    PL de Roberto Cidade torna obrigatória notificação de acidentes domésticos com crianças no AM

    Missão Internacional: reitor da UEA participa de evento promovido pelo Conselho Britânico

    Na gestão Mário Abrahim, Educação em Itacoatiara recua e não cumpre meta do MEC em 2024

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.