Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Manaus»Projeto ‘Raízes Amazônicas’ transforma fachada de unidade de Educação Infantil da zona Norte
    Manaus

    Projeto ‘Raízes Amazônicas’ transforma fachada de unidade de Educação Infantil da zona Norte

    14 de setembro de 2018
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Quando comunidade e escola se reúnem, bons frutos podem ser colhidos. No caso do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria de Lourdes, localizado no bairro Novo Israel, na zona Norte, a parceria com os grafiteiros Waldemir Nascimento, o ‘Cria’, e Anderson Pena levou ao muro da escola o projeto “Raízes Amazônicas”, que busca retratar artistas que ainda atuam no Amazonas.

    O artista homenageado, no Cmei, foi Chico da Silva, autor de sucessos como ‘Esquadrão do Samba’ e ‘Pandeiro é Meu Nome’. A obra demorou três semanas para ficar pronta.

    @kleiton.renzo

    O Cmei atende, aproximadamente, 200 estudantes de 4 a 5 anos nos turnos matutino e vespertino e, de acordo com a gestora Célia Regina Agra, a ação na unidade de ensino despertou o interesse da criança pelo artista, além de ter dado ‘nova vida’ ao muro do centro.

     “Nosso entorno ainda é de muita pichação e de pouco respeito ao patrimônio público e, quando os meninos vieram me procurar e perguntaram se podiam homenagear um artista nosso, vivo, usando nosso muro, para a gente foi uma honra. Fazer homenagem a artistas vivos foi uma proposta super interessante e ainda deixou a escola mais bonita. As crianças acharam interessante as cores, muitas delas ainda não conheciam o artista e nós começamos a falar sobre as músicas dele”.

    Ela ainda acrescenta que a escola, enquanto espaço público de cultura, tendo essas gravuras nos muros, demonstra a união de elementos úteis e agradáveis, não só para as crianças, mas para toda a comunidade, ao perceber que áreas da cidade que receberam grafites não costumam ser depredadas.

    A ideia de levar esse projeto para a escola surgiu quando o ‘Cria’, que mora no Alvorada, foi visitar o também artista Anderson Pena, que é vizinho da escola, e percebeu a situação dos espaços públicos. “Chegamos com a diretora, pedimos a permissão e ela cedeu o espaço. Depois veio a reflexão sobre como faríamos. A gente sempre levou só a fauna e flora. Com a visão dele (Cria), nós colocamos outro enfoque, através de outros meios de representar a Amazônia, como na cultura”, comenta Anderson.

    Inclusive, ‘Cria’ acrescenta a importância de, além de mostrar outros aspectos da cultura local, homenagear os artistas ainda vivos, por produzirem e desenvolverem diversos projetos.

    “A ideia do painel é de homenagear os artistas ainda vivos da cidade, porque eu sempre vi a galera da arte pintar artistas já falecidos ou de outras regiões, deixando nossa cultura de lado e isso me deixava inquieto, porque tem vários artistas bons aqui. A ideia do projeto é continuar para poder divulgar esses artistas que são pouco visados”, finaliza.

    Fotos: Lton Santos/

    Via Semed

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    David tira primeiras “férias” desde viagem polêmica ao Caribe e Renato assume Prefeitura

    Revista de Manaus, Cenarium leva experiência da Amazônia ao maior congresso de jornalismo investigativo do Brasil

    Dívida da Prefeitura de Manaus ultrapassa R$ 4,8 bilhões; David é responsável por mais da metade

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.