Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Quartetos de Mozart e Beethoven são destaque em concerto no Teatro Amazonas
    Quartetos de Mozart e Beethoven são destaque em concerto no Teatro Amazonas
    Foto: Michel Dantas
    Amazonas

    Quartetos de Mozart e Beethoven são destaque em concerto no Teatro Amazonas

    21 de setembro de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Quartetos para piano e cordas de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven (1770-1827) serão apresentados em mais um concerto da Amazonas Filarmônica no Teatro Amazonas, nesta quinta-feira (24/09), às 20h. O evento gratuito promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, já está com as vagas esgotadas, mas o público pode acompanhar a transmissão ao vivo pelo Facebook (@culturadoam).

    O maestro adjunto da Amazonas Filarmônica, Marcelo de Jesus, explica que as obras foram criadas em fases distintas das trajetórias de cada compositor. “A primeira peça será a de Mozart, o ‘Quarteto para piano n.1 em sol menor’, que ele compôs já em uma fase madura e que difere bastante da formação tradicional camerística para a época, com piano, violino, viola e violoncelo. É uma obra de grande apelo dramático”, destaca o regente.

    @kleiton.renzo

    Já a de Beethoven, “Quarteto de cordas n.3 em ré maior”, foi escrita em sua primeira fase, ainda muito influenciado Joseph Haydn (1732-1809), pai do Classicismo, sonatas e quartetos, diz o maestro. “É uma das composições mais importantes dele, junto às sonatas de piano. É o terceiro quarteto editado, mas foi o primeiro escrito por ele, ainda muito influenciado, em sua juventude”, comenta o maestro.

    A Filarmônica continua adotando uma formação de câmara, com poucos músicos no palco, para evitar aglomeração durante o período de pandemia. “É um concerto sem maestro, em que eles precisam ensaiar muito e aprimorar os ouvidos. Desta forma, são eles que criam a identidade sonora da obra, desde a concepção até o produto final”, ressalta Marcelo de Jesus.

    Para o quarteto de Mozart, sobem ao palco os músicos Irina Kazak (piano); Bárbara Soares (violino); Rani Mello (viola); e Eliziel Lourenço (violoncelo). No quarteto de Beethoven, assumem Denitsa Marinova (violino I); Onel Rodriguez (violino II); Vladimir Rusev (viola); e Anton Minenkov (violoncelo).

    Funcionamento – Em setembro, o patrimônio histórico reabre eventos para o público, com 50% da capacidade e seguindo os protocolos de saúde e segurança em prevenção a Covid-19. O uso de máscara é obrigatório para visitar o espaço e ir aos eventos. Confira a programação completa no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e no site do Teatro Amazonas (teatroamazonas.com.br).

    O funcionamento do Teatro Amazonas para visitas turísticas permanece de terça a sábado, das 9h às 15h. O espaço permite grupos de visitas com até 20 pessoas, para evitar aglomerações.

    O agendamento para as visitas já está disponível pelo link bit.ly/agendaespacos.

    Protocolos – O Teatro Amazonas adotou todos os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local.

    A saída do público após os eventos é realizada de forma imediata pelas portas laterais e frontais. Não é permitida a permanência no Hall do Teatro Amazonas.

    FOTOS:

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Advogados têm candidaturas barradas para vaga do Quinto Constitucional no AM

    Prefeitura de Manacapuru entra na mira do TCE por supostas irregularidades na reconstrução do Porto Terra Preta

    Em Belém para COP30, Wilson Lima anuncia banca organizadora do concurso da Sema

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.