Bastante aguardado pelos maratonistas, o Rio Negro Challenge Amazônia acontece neste domingo, dia 30, a partir das 7h, na praia da Ponta Negra. Ao todo, está confirmada a participação de 210 atletas, que vão disputar braçada a braçada o pódio do evento que já se tornou tradicional quando o assunto é águas abertas. Nomes como de Vitor Gadelha, Catarina Ganzeli, Jéssica Santos, entre outros, são cotados para dar show nas águas escuras do Rio Negro.
Com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), a competição será dividida em duas provas, sendo com percursos de 1,5 km e 3 km, em 14 categorias, nos naipes masculino e feminino. Além disso, paralelo ao evento, ainda será realizado o Circuito Curumim, com percurso de 500 metros, composto pelas provas Mirim (de 08 a 09 anos), Mirim 1 (de 10 a 11) e a Petiz (de 12 a 13 anos).
Dos 210 inscritos, 32 atletas são de outas localidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Roraima, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Salvador, Maceió, Maranhão, Brasília, além da Colômbia. “Este ano, graças a Deus, vamos conseguir reunir atletas de vários estados, o que alimenta a competitividade e possibilita o turismo esportivo. Tenho certeza que vai ser uma grande disputa e, como sempre, o Rio Negro vai ser o protagonista desta competição, uma vez que ele é o principal adversário dos atletas”, destacou o organizador, Pierre Gadelha.
Ainda segundo Pierre, a entrega de kits do Rio Negro Challenge será realizada no sábado, dia 29, na Aquática Amazonas (Av. Efigênio Salles, s/n – Aleixo), no horário das 16h às 19h. Lembrando que é necessária a apresentação dos seguintes documentos para o recebimento: atestado médico e declaração técnica. No caso de menores de 18 anos, é pedido ainda a apresentação da autorização do responsável legal.
Ainda no sábado, 29, acontece o Congresso Técnico, que terá início às 17h30, também na Aquática. “A participação não é obrigatória, mas muito importante para receber as informações sobre a prova e tirar dúvidas, como saber todo o percurso de boias, tempo–limite de prova, regras gerais da Fina, a distribuição das metragens”, enumerou Pierre.
FOTOS: ANTONIO LIMA/SEJEL