Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazônia»Roberto Cidade destaca lei reforça alerta sobre acidentes domésticos com crianças no AM
    Parlamentar reforça a importância de manter a atenção redobrada com crianças e adolescentes durante as atividades de lazer
    Amazônia

    Roberto Cidade destaca lei reforça alerta sobre acidentes domésticos com crianças no AM

    2 de janeiro de 2026
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Com o período de férias em andamento, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reforça a importância de manter a atenção redobrada com crianças e adolescentes durante as atividades de lazer. A preocupação do parlamentar se confirma por meio da Lei Ordinária nº 7.716/2025, de sua autoria, que torna obrigatória a notificação de acidentes domésticos e de lazer envolvendo crianças e adolescentes no Estado do Amazonas.

    O objetivo é reduzir os índices de acidentes com o público infantojuvenil, por meio da criação de um sistema eficaz de notificação e monitoramento.

    @kleiton.renzo

    Leia mais:  Gestão Roberto Cidade amplia políticas sociais e deixa legado na Assembleia Legislativa

    “Nosso objetivo é proteger ainda mais nossas crianças e adolescentes, além de alertar pais e responsáveis sobre a importância do cuidado com nossos pequenos. Em 2024, 456 jovens entre zero e 19 anos morreram vítimas de acidentes domésticos, segundo o Ministério da Saúde. São vidas interrompidas por situações muitas vezes evitáveis. Nesse período de férias, os cuidados devem ser redobrados”, reforçou Cidade.

    A lei estabelece que todas as unidades de saúde públicas e privadas do Amazonas devem notificar, de forma compulsória, o Sistema Estadual de Vigilância em Saúde sobre casos de acidentes domésticos ou de lazer que resultem em morte, hospitalização ou atendimento de emergência envolvendo crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

    As notificações deverão ser feitas em até 48 horas após o atendimento, tanto para a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) quanto para a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

    As informações coletadas devem ser consolidadas em um banco de dados unificado, que servirá de base para a formulação de políticas públicas de prevenção, campanhas educativas, monitoramento de riscos regionais e elaboração de relatórios trimestrais com recomendações para reduzir os acidentes envolvendo crianças e adolescentes no Amazonas.

    (*) Com informações da assessoria

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Wilson Lima apresenta redução do IPVA no Amazonas e novo ciclo da CNH Social

    Presença de Leo Dias no Réveillon de Manaus gera questionamentos sobre cachê pago pela prefeitura

    Bolsonaro recebe alta hospitalar e volta a cumprir pena na PF

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.