Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Capa»Saiba os detalhes que envolvem a troca de comando na Semed na gestão de David
    A saída de Ló já vinha sendo cogitada nos bastidores da Semed porque, segundo repassado pela fonte do Radar, ele de fato era conhecido nos corredores da pasta por sua conduta impoluta (Foto/Divulgação)
    Capa

    Saiba os detalhes que envolvem a troca de comando na Semed na gestão de David

    2 de abril de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    “Decente, correto, capaz e competente“, foram alguns dos adjetivos usados por David Almeida na manhã desta terça-feira (1º) para classificar o agora ex-secretário de educação municipal Luiz Gonzaga Campos de Souza, conhecido como “Ló”, durante o evento que tratou sobre mudanças na administração da Semed. Os elogios e votos de confiança de Almeida em Ló despertam a seguinte dúvida: se ele era tão honesto e qualificado, por que está deixando o comando da pasta? Em busca de respostas, o RADAR AMAZÔNICO conversou com fontes ligadas à Prefeitura que revelaram os detalhes que envolvem essa mudança.

    A saída de Ló já vinha sendo cogitada nos bastidores da Semed porque, segundo repassado pela fonte do Radar, ele de fato era conhecido nos corredores da pasta por conta de sua conduta correta. Ocorre que há poucos dias, Ló teria discordado de certas operações na Semed, ocasião em que teve uma indisposição com o subsecretário de administração e finanças da pasta, Lourival Litaiff Praia.

    @kleiton.renzo

    Veja também: PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina

    No entanto, fontes dizem que David Almeida não queria que Litaiff deixasse a pasta e concedeu férias ao mesmo, como demonstra documento de afastamento publicado na segunda-feira passada (24).

    Se Ló e Litaiff realmente chagaram a se estranhar na Semed ainda é um mistério. Fato é que durante o evento desta terça-feira (1º) eles mantiveram distância um do outro.

    No evento, Ló foi aplaudido de pé pelos servidores e estava visivelmente abalado e com dificuldade em falar sobre sua saída da pasta. No discurso, ele não conseguiu conter as lágrimas e chorou na frente de todos.

    “Quero agradecer a manifestação [dos servidores] ao meu amigo, irmão, chefe, David, prefeito David, pela, ‘ulp’. Perdão pela emoção, eu sou muito fechado e…“, disse Ló, que não conseguiu completar a frase, enquanto cobria os olhos e enxugava as lágrimas com sua mão esquerda.

    Vale lembrar que Ló é parceiro antigo de Almeida e chegou a assumir a Sefaz quando o David assumiu interinamente o Governo do Amazonas, em 2017.

    Dinheiro, escândalo e novos desafios

    Outro fato que chama atenção na saída de Ló é que ela ocorre um mês após a operação “Sem Sabor”, deflagrada pela Polícia Federal e que investigava desvio de recursos da merenda escolar na Semed, um dos vários escândalos recentes envolvendo a pasta, que também está sendo alvo do Ministério Público do Amazonas (MPAM) por supostas irregularidades num contrato milionário para aquisição de carne bovina. Apesar do curto intervalo de tempo não é possível afirmar que a saída de Ló está diretamente ligada ao escândalo na pasta, até mesmo porque os objetos investigados tanto pelo MPAM como pela PF são fruto de contratos milionários feitos por gestões anteriores à sua.

    A partir de agora quem vai comandar a pasta com maior orçamento de Manaus (estimado em 2,8 bilhões para 2025) é Valquindar Ferreira Mar Júnior, o Júnior Mar. Um nome que era considerado braço direito da irmã de David Almeida, a também ex-secretária de Educação da cidade, Dulce Almeida.

    Ele é o mesmo gestor que na época das eleições de 2024 foi denunciado por estar utilizando a estrutura da Semed para favorecer David Almeida, cometendo abuso de poder político. Até o momento nenhuma medida foi tomada sobre este crime.

    Júnior Mar é o quarto gestor a assumir a pasta de educação na gestão de David Almeida. Confira a lista de secretários:

    • Pauderney Avelino (2021 – 2022);
    • Dulce Almieda (2022 – 2024);
    • Luiz Gonzaga “Ló” (2025);
    • Júnior Mar (2025 – presente).

    Júnior assume a pasta com o desafio de melhorar os indíces educacionais da rede pública municipal e melhorar a imagem desgastada da instituição.

    VIA RADAR AMAZÔNICO

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

    Deputada Erika Hilton aciona Governo Lula após morte de jovem por homofobia em Manaus

    Sinésio mostra força e segue presidindo o PT do Amazonas com apoio de Lula

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.