O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, 5, que venceria novamente o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) se ele disputar, eventualmente, uma eleição contra ele. O petista lembrou da ilegibilidade de Bolsonaro, mas declarou que é preciso aguardar, pois existe o direito de defesa.
“Esperem o julgamento, se defendam, vai ter condenação ou não, haverá o direito de defesa que nunca houve para mim, se a Justiça entender que ele pode concorrer, ele pode concorrer. E se for comigo, vai perder outra vez”, afirmou o presidente em entrevista às rádios Itatiaia, Mundo Melhor e BandNewsFM BH, de Minas Gerais.
O ex-presidente Bolsonaro está inelegível, ou seja, impedido de concorrer uma eleição até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reconheceu abuso de poder político na campanha de 2022.
Bolsonaro, contudo, tem se movimentado politicamente e até chegou a apontar que, caso ele não concorra no próximo pleito, a esposa Michelle Bolsonaro seria um bom nome para concorrer ao cargo.
Outro cogitado para disputa presidencial, com possibilidade de apoio de Bolsonaro, é o cantor sertanejo Gusttavo Lima, que já sinalizou ter interesse em ser candidato.