DA REDAÇÂO DO RDA
A Secretaria do Meio Ambiente (Semmas) da Prefeitura de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), no Amazonas, cometeu crime eleitoral ao divulgar, nas redes sociais oficiais da pasta, a pré-candidatura do prefeito Mário Jorge Bouez Abrahim (Republicanos). O caso aconteceu no sábado, 8, na função Stories do aplicativo.
O compartilhamento aconteceu no Instagram, no início da tarde de sábado, momentos após o prefeito publicar a data para o lançamento de sua pré-candidatura à reeleição. Horas depois, o post da Semmas havia sido apagado, juntamente com todas as publicações da pasta na rede social.
De acordo com especialistas, o ato é considerado crime eleitoral por se tratar de uma secretaria ligada diretamente à administração da Prefeitura de Itacoatiara e pode ser imputado como abuso de poder econômico e político e improbidade administrativa.
A publicação
A publicação compartilhada pela Semmas foi uma imagem do prefeito Mário Abrahim, em que o gestor anuncia o dia e a hora em que será realizado o evento para o lançamento de sua pré-campanha à reeleição em Itacoatiara. O post do prefeito foi amplamente divulgado nas redes sociais de servidores.
Apesar da Secretaria de Meio Ambiente apagar o compartilhamento no Instagram, uma captura de tela (print) registrando o crime eleitoral viralizou em grupos de whatsapp de Itacoatiara. Confira:
Sem retorno
O RDA entrou em contato da Prefeitura de Itacoatiara e solicitou um posicionamento sobre o caso, mas até a publicação desta matéria, não obteve retorno.