Para fortalecer a campanha permanente de respeito a liberdade religiosa e conscientizar a população sobre o assunto, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realiza nos dias 19 e 21 de janeiro, programação especial pelo Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, lembrado em 21 de janeiro. É a primeira atividade do ano sobre o tema e conta com o apoio do Comitê Estadual de Respeito a Diversidade Religiosa e da Comissão Liberdade, Consciência e Crença da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM).
A abertura será no próximo dia 19 (quinta-feira) com o seminário “Estado Laico, Intolerância e Diversidade Religiosa” das 09h às 16h30 no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na av. Djalma Batista, 2470 bairro Chapada, zona Centro-sul. Serão apresentados painéis sobre religiões, liberdades e intolerâncias; Desafios e Perspectivas para o Estado Laico no Brasil; Diagnósticos sobre a Liberdade Religiosa no Brasil; uma discussão acerca do Relatório sobre Intolerância e Violência Religiosa (RIVIR), além de uma palestra especial sobre os Desafios da Laicidade no Mundo Contemporâneo. O encontro é aberto ao público, gratuito e com certificação ao final.
No dia 21 (Sábado), data em que é comemorado o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa será realizado uma abordagem educativa com o “Pedágio de Respeito a Diversidade Religiosa”, das 08h às 11h no cruzamento da Av. Djalma Batista e Rua Pará (Posto 700). No local serão distribuídos material informativo e apresentadas coreografias sobre o tema para chamar a atenção de condutores de veículos e pedestres.
“A agenda é de conscientização do público acerca da intolerância religiosa que já é considerado crime, do respeito a crença do outro e de consolidação do pacto coletivo estadual de respeito a liberdade religiosa que foi assinado no fim do ano passado com a participação de várias entidades religiosas e poder público, haja vista que nesta ação já vamos planejar as atividades a serem realizadas em 2017”, salienta a titular da Sejusc, Graça Prola.