Para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans lembrado no dia 29 de janeiro, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realiza um ciclo de palestras com o tema “Políticas Públicas no Contexto da Transexualidade”. O encontro será nos dias 26 (quinta-feira) e 27 (sexta-feira) de janeiro, das 8h30 às 12h, no auditório do Centro Estadual de Referência em Direitos Humanos Adamor Guedes (rua Major Gabriel, nº 1.192, Praça 14 de Janeiro, zona centro-sul), com o apoio de movimentos sociais de lésbicas, gays, transexuais, travestis e transgêneros (LGBT) e das Secretarias de Estado de Saúde (Susam) e de Educação (Seduc).
O evento é gratuito e aberto ao público com objetivo de empoderar a população trans e sensibilizar a sociedade acerca do combate à exclusão, discriminação e preconceito sofrido por esse público.
Serão apresentados painéis e palestras com temas sobre visibilidade trans; saúde integral da população LGBT; educação, direitos humanos e cidadania; políticas públicas e seus impactos; educação e integração; segurança pública; desafios dos transexuais no mercado de trabalho, entre outros. Além disso, haverá um cine-debate com o curta “Os tabus sociais na percepção de gêneros e papéis sexuais”. Ao final de cada dia, será realizado um plano de metas para serem implementados ao longo de 2017.