Com a ausência do governador do Amazonas, Wilson Lima (União), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido, na manhã desta terça-feira, 9, em Manaus, pelo prefeito da capital, David Almeida (Avante), e pelo vice-governador, Tadeu de Souza (Avante). A chegada ocorreu no Aeroporto Ponta Pelada, na Base Aérea de Manaus, Zona Sul. Lula permanece na cidade até as 16h10, quando retorna a Brasília (DF).
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Wilson Lima deixou a capital nas primeiras horas do dia, por volta das 7h, para cumprir agenda oficial em Canutama (a 619 quilômetros de Manaus), no Sul do Estado. Em publicação nas redes sociais, o governador destacou entregas voltadas ao setor primário e social do município, além da assinatura de convênio para a segunda etapa de pavimentação do sistema viário local.
A chegada de Lula foi registrada por David Almeida em foto publicada no Instagram. Conservador declarado, Almeida apoiou Bolsonaro na tentativa de reeleição em 2022, quando foi derrotado por Lula. “Hoje, recebi o presidente da República no desembarque em Manaus, em agenda que marca a entrega de dois projetos estratégicos para a Amazônia”, escreveu o prefeito.
Após a recepção, David e Tadeu seguiram para o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), no bairro Dom Pedro, Zona Oeste da capital amazonense, onde o presidente inaugura o prédio que reunirá a Polícia Federal (PF) e forças de segurança de países amazônicos no combate ao tráfico de drogas, armas e contrabando na região.
Lula chegou por volta das 10h30 à sede do CCPI Amazônia. As atividades do centro tiveram início em junho deste ano, com foco na repressão a crimes ambientais e outras práticas ilícitas. A primeira cerimônia contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, que também participam da solenidade desta terça-feira.
O centro passará a abrigar representantes das forças de segurança nacionais e internacionais, reunindo os nove Estados da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Tocantins, Rondônia, Roraima, Maranhão e Mato Grosso), além dos países que possuem o bioma em seu território: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, França (pela Guiana Francesa), Peru, Suriname e Venezuela.
Com investimento de R$ 36,7 milhões do Fundo Amazônia, o CCPI Amazônia é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Agenda em Manaus
Além de inaugurar o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre outra agenda, nesta terça-feira, 9, ao lançar obras do Programa Norte Conectado, considerado um dos maiores projetos de infraestrutura digital da história da região.
Na ocasião, Lula também entrega o cabo subfluvial da Infovia 04, que interliga Boa Vista (RR) ao Amazonas, marco que representa um avanço nas obras de conexão das infovias. O programa tem como principal objetivo ampliar a conectividade na Amazônia, garantindo acesso à internet de alta velocidade e fortalecendo a integração regional.