Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Brasil»Senado recebe texto final da Reforma Tributária
    Texto sendo entregue ao Senado (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
    Brasil

    Senado recebe texto final da Reforma Tributária

    4 de agosto de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Bruno Pacheco – Da Redação

    ITACOATIARA (AM) – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), recebeu na tarde dessa quinta-feira, 3, o texto final da PEC 45/2019, que trata da Reforma Tributária. O documento foi entregue pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL).

    De acordo com o senador Eduardo Braga (MDB), que é o relator da proposta no Senado, agora caberá a Pacheco encaminhar a matéria para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil/AP).

    @kleiton.renzo

    Veja também: Braga: Senado não irá fatiar texto da reforma tributária que blinda ZFM 

    “A partir desse trâmite, começa, de fato, a minha missão, com a finalização do plano de trabalho, definição do cronograma das audiências públicas e debates com todos os setores”, destacou Eduardo Braga.

    Na Câmara, o texto foi aprovado em 7 de julho pelos deputados federais e agora passará pela análise e votação dos senadores. Segundo o Senado, a previsão que é a matéria seja promulgada ainda neste ano.

    Tranquilidade

    Um dos principais pontos levantados na reforma, é a continuidade dos benefícios tributários da Zona Franca de Manaus (ZFM). Deputados, senadores e até mesmo o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), entraram na luta para dar garantias ao principal modelo econômico do Estado.

    Na Câmara dos Deputados, o texto foi aprovado com os pedidos da bancada amazonense sobre a ZFM, como a garantia de segurança jurídica para que as indústrias e investidores de todo o mundo sejam atraídos para a região.

    Para o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, o texto aprovado na Câmara sai com “os arranjos e a sintonia fina feita de uma forma espetacular”.

    O texto

    Na prática, a reforma tributária unifica os impostos do Brasil, substituindo os impostos federais pela Contribuição de Bens e Serviços (CBS), e os impostos estadual e municipal pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

    “Essa mudança para os dois impostos só acontecerão daqui a dois anos e meio, portanto todos os setores afetados pela mudança têm bastante tempo para fazer essa transição. E a partir de 2026 é que começa a entrar em atividade, e daí serão mais oito anos para poder complementar essa transição”, explicou Bosco Saraiva, em um podcast do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM) em julho deste ano.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Arthur Neto admite conversa com o MDB e pode trocar de partido para se eleger deputado federal

    Prouni 2026: aluno deve comprovar informações na faculdade até hoje

    Alertas de desmatamento caem 35% na Amazônia e 6% no Cerrado

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.