Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazônia»Sepror e Embrapa discurtem bioeconomias inclusivas na Amazônia
    Evento destaca valorização e socialização de práticas de gestão dos recursos da sociobiodiversidade (Ruy Nery/Sepror)
    Amazônia

    Sepror e Embrapa discurtem bioeconomias inclusivas na Amazônia

    20 de março de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Com a proposta de discutir soluções inovadoras que superem os desafios da sustentabilidade no Amazonas, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promoveu nesta quarta-feira (20/03), a palestra “Mobilização de conhecimentos para bioeconomias inclusivas na Amazônia”.

    O evento aconteceu no auditório da Sepror, com a participação de técnicos do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), cujo o objetivo é  construir uma estratégia de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), tendo como fundamento a conservação aliada ao desenvolvimento inclusivo e à melhoria do bem-estar nos territórios.

    @kleiton.renzo

     “Foi um debate envolvendo a questão da bioeconomia, nesse caso, a linha de direcionamento trabalhou a inclusão relacionado ao sistema produtivo amazonense”, avaliou o secretário Executivo Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf), Airton Schnaider.

    A palestra foi ministrada pelo coordenador do projeto de Bioeconomia Inclusiva na Amazônia da Embrapa, Roberto Porro, e destaca a valorização e socialização de práticas de gestão dos recursos da sociobiodiversidade, além de práticas de governança, socioeconômicas e ambientais de interesse coletivo e inclusivas.

    “O encontro visou ações conjuntas de pesquisa e desenvolvimento, relacionados as denominadas bieconomias inclusivas no Amazonas, que seriam no caso as economias da sociobiodiversidades”, destacou o coordenador do projeto de Bioeconomia Inclusiva na Amazônia da Embrapa, Roberto Porro.

    Para a elaboração deste Plano Estratégico, em 2024 serão realizadas consultas locais nos 9 estados da Amazônia, com uma ampla sistematização de informações corporativas relacionadas à abordagem, sendo identificadas demandas prioritárias de PD&I para aportes em políticas públicas prioritárias para as próximas duas décadas.

    “Os agricultores precisam desse apoio vindo da aplicação conjunta, visando a otimização dos recursos humanos e as sinergias institucionais, para que possamos ter uma bioeconomia ótima, sustentável, baseada nesses protagonistas que são os principais envolvidos para que tudo aconteça”, disse Porro.

     

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    MPF recomenda anulação e suspensão de processos minerários irregulares no Amazonas

    Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais

    MPAM apura possíveis irregularidades em obra na orla de Parintins

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok