A primeira edição da Feira do Paço de 2017, promovida pelo Instituto Amazônia, acontece no próximo domingo (12) e está com uma ampla programação envolvendo cultura de rua. Diferentes formas de expressão musical estarão ao alcance do público com apresentações do rapper Jander Manauara e artistas convidados, além do Dj Vini Feder e Dj ISP 92. O grupo Pedala Manaus também participará dando orientação sobre o trânsito.
Entre os convidados do rapper Jander Manauara estarão os dançarinos de break Matheus Crazy, Lil Be e B. Girl. Já na parte musical, grupos de rap como a Família Lado Bom, Expresso Submundo, Reggae Solar Roots e os cantores Vitor Dirigível e Allan Queiroz também abrilhantarão o palco alternativo.
“Vamos levar uma colocação de vários grupos junto com a cultura de rua. O repertório vai ser voltado aos ODS’s (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) alinhado à questão da economia criativa juntamente com a questão de expressões urbanas, todos juntos em uma feira de livre acesso”, destaca Jander Manauara.
Para ele, a iniciativa é importante principalmente como forma de divulgação da arte urbana para a sociedade. “Hoje não dá para estar em nichos diferentes sem querer fazer um bloco maior. O nosso público é jovem, que está consumindo essa arte de rua, quer seja em dança, como o break, com música como o rap e arte como o grafiti. Com todas as expressões urbanas, a gente quer agregar valores e quer que o profissionalismo chegue a essa galera de rua. Queremos mostrar que estamos organizados e que não tem como virar as costas para a cultura de rua”.
Dj Vini Feder também participará dessa fusão cultural com muita musicalidade brasileira. O repertório envolve djs nacionais passando por vários ritmos e estilos regionais. “Vou pegar a identidade de cada região do Brasil e mesclar essa diversidade na minha discotecagem. É uma música diferenciada”.
Feder promete apresentar novas tendências e propostas musicais ao público da feira. “Costumo dizer que um dj é um difusor musical. Apresentarei músicas não comerciais, que não estão nas rádios e nem nas TVs. De uma certa maneira meu intuito é levar ao público uma música que não está em tanta evidência mas que é muito bem produzida, de qualidade e bom gosto, fincado nas raízes brasileiras”.
Participação do Pedala Manaus
O grupo de ciclistas Pedala Manaus também estará na feira interagindo com o público e orientando sobre mobilidade e respeito no trânsito. Eles se reunirão no Parque dos Bilhares, de onde partirão em pedalada até a Feira do Paço, que acontece no entorno da Praça do Dom Pedro II, no Centro Histórico de Manaus.
O evento começa a partir das 16h reunindo artistas e empreendedores dos mais diversos setores da economia criativa. Além da cultura urbana, a feira promovida pelo Instituto Amazônia também terá espaço Kids, Geek, apresentações de artistas de jazz e música popular brasileira, além de espaço gastronômico.
Texto: Luana Carvalho