MANAUS – A conselheira Yara Amazônia Lins tomará posse para seu terceiro mandato à frente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) nesta segunda-feira (1º). A cerimônia ocorrerá no auditório da Corte, com presença de autoridades, servidores e convidados.
A recondução estabelece um precedente na história do tribunal, sendo a primeira vez que um conselheiro assume a presidência por três mandatos. Yara já havia sido a primeira mulher a presidir e a ser reeleita no TCE-AM.
A posse coincide com os 50 anos de carreira da conselheira no tribunal, onde ingressou em 1975 como taquígrafa. A gestão que se inicia dará continuidade a um programa focado no fortalecimento técnico, modernização da instituição e orientação pedagógica a gestores.
Na mesma cerimônia, será empossado o novo corpo diretivo para o biênio 2026-2027. Josué Cláudio Neto assume como vice-presidente; Luis Fabian Barbosa será o corregedor; Mario de Mello permanece na Ouvidoria; e Júlio Pinheiro continua na coordenação da Escola de Contas Públicas.


