O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma denúncia contra a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Manaus por atrasos em obras de unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de saúde da família (USFs). A denúncia foi feita pelo vereador Sargento Salazar (PL), da oposição ao prefeito David Almeida (Avante). A reportagem é do portal Dia a Dia Notícia.
De acordo com os documento do processo, Salazar acusa a gestão municipal de irregularidades por atrasos nas UBSs Monte das Oliveiras, Santos Dumont, Áugias Gadelha e Luiz Montenegro e na USF Leonor de Freitas, localizadas nas zonas Norte, Oeste e Centro-Oeste de Manaus.
O parlamentar pediu a abertura de uma auditoria para a legalidade e a economia dos contratos firmados pela Prefeitura de Manaus, além apurar “eventual ocorrência de superfaturamento, sobrepreço ou gestão ineficiente dos recursos públicos”. Outros pedidos incluem a apresentação dos contratos pela Semsa e a punição a gestores ou responsáveis por eventual omissão, negligência ou má gestão dos recursos públicos.
A admissibilidade da denúncia pela presidente do TCE-AM, Yara Lins, foi publicada na edição do Diário Oficial desta segunda-feira (21). O relator do caso é o conselheiro Josué Neto.