Teatro Amazonas recebe espetáculo ‘Experimental em Movimento’
A apresentação conta com a participação do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas e alunos do Núcleo de Formação em Dança do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro
Para fechar a temporada de atividades de dança do ano de 2016 em grande estilo, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, realiza neste domingo (27) o espetáculo “Experimental em Movimento”. O evento acontece no Teatro Amazonas, a partir das 19h, com entrada franca.
O espetáculo, que integra as comemorações dos 120 anos do principal cartão postal da capital amazonense, fica a cargo do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas. Os alunos do Núcleo de Formação em Dança do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, sob a direção geral da coreógrafa Monique Andrade, diretora do Balé Experimental, também participam da apresentação.
Para Monique Andrade, o espetáculo será uma oportunidade ímpar de os alunos do Liceu colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, bem como trabalharem em parceria com bailarinos já profissionais. “São jovens muito talentosos, que poderão mostrar o seu crescimento, coreografando obras de amazonenses muito talentosos, em especial, a obra Bodas, que possibilitou uma nova fase de amadurecimento para todos eles, principalmente para os alunos finalistas do curso”, ressalta.
Repertório
Durante o espetáculo, serão apresentadas as obras Bodas, de Eduardo Amaral, e Entre Parênteses, de Rodrigo Vieira. A primeira, que será com os alunos do Liceu, é uma releitura de movimentos, gestos e afetos da obra Le Noces, de Bronislava Nijinska, com música de Igor Stravinsky, e estreou no projeto Conexões em Movimento.
Já a coreografia Entre Parênteses é baseada numa quatrilogia do poeta amazonense Aníbal Beça: a vírgula, o ponto, dois-pontos e as reticências. Estreada no projeto Alma de Um Poeta, a obra traz o entendimento de que viver é entender que um dia tudo vai acabar, e tudo o que for importante na vida será destacado “Entre Parênteses”.
O secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, destaca que o espetáculo reflete o trabalho desenvolvido no campo da formação cultural, desde a fundação do Liceu Claudio Santoro. “Todos esses espetáculos, onde os alunos podem colocar em prática o que aprendem no Liceu junto com bailarinos já profissionais, fazem parte de uma política voltada para a cultura que construímos no passado e que tem dado certo. É um caminho que não podemos abandonar e que vamos continuar construindo no Amazonas”, afirma.
Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Agenda Qual a Boa
Serviço: Experimental em Movimento – Apresentação com Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas e alunos do Núcleo de Formação de Dança do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro
Data: Domingo, 27 de novembro de 2016
Local: Teatro Amazonas.
Entrada: Franca.
Horário de início: 19h.
Público-alvo: Livre.