Bruno Pacheco – Da Redação
ITACOATIARA (AM) – O vereador Sóstenes Adiel Pereira Batista, mais conhecido como Totti Adiel, pode ser alvo de um pedido de expulsão do Podemos no Amazonas, após o parlamentar ser acusado de violência doméstica contra a própria mulher, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Um Boletim de Ocorrência sobre o caso foi registrado na noite desse sábado, 23, contra o político, que também é advogado e disse ser alvo de ‘inverdades’.
O parlamentar, que também é advogado, foi denunciado pela a atual companheira, Saline Almeida Rodrigues, em Itacoatiara. A vítima acusou Totti Adiel de puxar o cabelo e o braço dela na presença da irmã, Sabrina Rodrigues e que esta não seria a primeira agressão sofrida por ela.
O caso aconteceu no momento em que o vereador retornava de um passeio em um flutuante no Anebar, na zona ribeirinha de Itacoatiara, de acordo com informações do advogado e primo da vítima, Marcondes Rodrigues. Ainda segundo a defesa de Saline, as agressões aconteciam há pelo menos um ano.
Em 2023, o vereador chegou a ser condenado pela Justiça do Amazonas por agredir a mãe de seus dois filhos, sua ex-esposa Patriny Trindade. Apesar da conduta, o político não foi alvo de cassação na Câmara Municipal de Itacotiara.
Informações obtidas com exclusividade pela reportagem é que, nesta segunda-feira, 25, o ex-vereador Robson Siqueira ingresse com um pedido de cassação do mandato de Totti Adiel. O processo, contudo, precisa ser aceito pela Câmara de Itacoatiara para que os vereadores analisem.
Pedido
O pedido de expulsão é da deputada Alessandra Campêlo, presidente do Podemos no Amazonas, que confirmou que fará à solicitação para desfiliação do parlamentar da sigla.
“Como presidente do Podemos no AM, vou pedir a expulsão do vereador Totti Adiel do partido. A violência doméstica contra mulheres é intolerável. Solidariedade e apoio à vítima. #ParemDeNosAgredir”, escreveu redes sociais a deputada estadual Alessandra Campêlo.
Por meio da assessoria, a reportagem questionou o motivo de somente agora a deputada vai pedir a desfiliação de Totti Adiel, já que o mesmo chegou a ser condenado pela Justiça em 2023 por agressão à ex-esposa. Sem retorno, até a publicação desta matéria.
Negou
Também nas redes sociais, o vereador Totti Adiel se limitou a falar que é alvo “de inverdades” e que vai prestar os devidos esclarecimentos sobre as agressões nesta segunda-feira, 25, durante o programa “A Hora do Povo”, na rádio Difusora, em Itacoatiara.
Vereadores se pronunciam
Após a repercussão, os vereadores Arnoud Lucas (PV) e Andréia Mara (PSD), presidente da Comissão das Mulheres da Câmara Municipal de Itacoatiara, se pronunciaram sobre o episódio envolvendo Totti Adiel e repudiaram toda e qualquer agressão contra a mulher. Os parlamentares classificaram o ato de Adiel como covarde.
“Não podemos aceitar ter um membro que fere o decoro e a moral do cargo desta forma. A sociedade espera uma resposta energética e justiça”, declarou Arnoud Lucas.
“Como Presidente da comissão das mulheres na Câmara Municipal de Itacoatiara, euAndréia Mara repudio qualquer ato de violência contra as mulheres e deixo meu mandato à disposição a todas as mulheres que sofrem por qualquer violência que seja”, escreveu Andréia Mara.
A vereadora Cheila Moreira (PT) reforçou que nada justifica um homem agredir a mulher. Nas redes sociais, a parlamentar deixou um recardo. “Não confundam amor com violência! Nada justifica um homem espancar uma mulher. Que a nossa voz seja ouvida e a nossa vida seja valorizada”, disse.
Quem é Totti Adiel
Sóstenes Adiel Pereira Batista, de 38 anos, é ex-militar da Força Aérea Brasileira (FAB) e bacharel em Direito pela Universidade Nilton Lins, em Manaus, e se tornou apto para atuar como advogado em 2015 ao ser aprovado na Ordens dos Advogados do Brasil. Especialista em Direito Penal e Processual Penal, Totti Adiel foi eleito para o cargo de vereador de Itacoatiara nas eleições de 2020 e atualmente é presidente da Comissão de Constituição e Justiça.
Na política local, Totti é condirado um dos maiores apoiadores do prefeito Mário Abrahim, que é do mesmo partido Podemos. Nas redes sociais, o vereador mostra um perfil cristão, compartilhando momentos de fé e idas à igreja, além de publicar fotos em família, em Itacoatiara.

OAB-AM
A reportagem procurou a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) e questionou se a entidade irá adotar alguma medida em relação à conduta de Totti Adiel na advocacia. A redação aguarda resposta.





