Manaus corre o risco de, assombrosamente, vir a figurar no topo do ranking das mais perigosas capitais brasileiras para mulheres viverem. A cidade já registra pelos menos 38 mulheres cruelmente assassinadas entre janeiro e novembro deste ano.
O Amazonas consta com números alarmantes no Mapa da Violência 2015 como o sexto estado com maior crescimento em números de FEMINICÍDIOS do país. É o segundo mais violento para mulheres na região Norte. Em uma década, 2003-2013, 727 mulheres amazonenses foram assassinadas. 62% dos crimes, em 2015, ocorreram em Manaus.
Com esse posicionamento, o Fórum Permanente das Mulheres de Manaus (FPMM) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM) e diversas entidades em Luta Pela Vida e Pelos Direitos Humanos das Mulheres e Meninas realizam na sexta-feira, 2 de dezembro, às 16h, a VIGÍLIA #PORTODASELAS – ATO CONTRA OS FEMINICÍDIOS EM MANAUS. A intervenção será realizada na Colina do bairro São Raimundo/Praça do bairro Glória, zona oeste da cidade.
A VIGÍLIA #PORTODASELAS – ATO CONTRA OS FEMINICÍDIOS EM MANAUS integra a programação do FPMM da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher e tem como objetivo chamar atenção da população para a Lei do Femicídio (Lei 13.104), a qual condena pelo assassinato brutal de mulheres. A aplicação dessa norma se junta à Lei Maria da Penha (Lei 11.640) e às políticas criadas para prevenir e punir agressões.
A cidade onde mais se comete feminicídio no Brasil fica em nosso estado: Barcelos, distante 399 quilômetros de Manaus. O município amazonense é o primeiro do ranking das 100 mais perigosas cidades brasileiras para mulheres. Ainda de acordo com o Mapa da Violência 2015, a região Norte teve o maior crescimento no índice de feminicídios com um aumento de 112,1% no decênio mapeado.
VIGÍLIA #PORTODASELAS – ATO EM PROTESTO CONTRA FEMINICÍDIOS EM MANAUS
Data: 02 de dezembro – sexta-feira
Hora: 16h
Concentração: Colina do Bairro São Raimundo/Praça do Bairro Glória