Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Wilson Lima assume presidência do União Progressistas no Amazonas
    Wilson Lima
    Federação é fruto da junção entre o União Brasil e o Progressistas (Foto/Reprodução)
    Amazonas

    Wilson Lima assume presidência do União Progressistas no Amazonas

    30 de abril de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Em um evento que marcou um novo capítulo na política brasileira, o governador do Amazonas, Wilson Lima, assumiu nesta terça-feira, 29, a presidência estadual da recém-criada federação União Progressistas (UP), fruto da união entre o União Brasil e o Progressistas. O lançamento aconteceu no Salão Negro da Câmara dos Deputados, em Brasília, e reuniu lideranças políticas de todo o país.

    “Dia histórico para a democracia do Brasil! Nasce o maior partido desse país, uma federação entre o União Brasil e o Progressistas: o União Progressistas! Juntos, seremos uma bússola para um caminho seguro e próspero para nosso país!”, declarou Wilson Lima, ressaltando a importância da nova configuração partidária para o futuro político e econômico do Brasil.

    @kleiton.renzo

    Veja também: Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara

    A União Progressistas já nasce como a maior força partidária do país, com impressionantes números: 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, quase 1.400 prefeitos e cerca de 12 mil vereadores em todo o Brasil. No Amazonas, a federação também demonstra força, reunindo 25 prefeitos (24 do União Brasil e 1 do Progressistas), 13 vice-prefeitos e 199 vereadores, sendo 8 em Manaus.

    Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a federação também se consolida com a maior bancada de deputados estaduais, reforçando a liderança política local.

    O presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), destacou o fortalecimento do Amazonas com a criação da UP. “O Progressistas e o União Brasil deram uma demonstração de grandeza e de compromisso com o fortalecimento político, visando principalmente as decisões de 2026. Quem vai ganhar com isso é o Amazonas”, afirmou.

    Wilson Lima enfatizou que a formação da União Progressistas representa um momento histórico não apenas para as legendas envolvidas, mas para a própria democracia brasileira. “Essa é a maior estrutura partidária do Brasil. Com quatro governadores na região Norte – Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima – teremos um papel decisivo no desenvolvimento econômico e social do país”, disse o governador.

    Lideranças nacionais presentes

    O evento contou com a presença de autoridades como os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de ministros, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e dirigentes partidários.

    A presidência nacional da federação será compartilhada, ao menos até dezembro deste ano, entre Antonio Rueda, atual presidente do União Brasil, e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Progressistas. Em dezembro, está prevista uma eleição interna para a definição da nova composição diretiva.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Justiça manda soltar guardas municipais acusados de tortura contra morador de rua em Manaus

    Brasil negociará como país soberano, diz Lula ao New York Times

    Cid pede ao STF manutenção de delação e absolvição em ação do golpe

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.