Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazônia»Wilson Lima: COP30 será oportunidade de mostrar visão amazônica ao mundo
    Wilson Lima
    Wilson Lima destaca importância da Amazônia nas negociações climáticas e na agenda ambiental global. (Diego Peres/Secom)
    Amazônia

    Wilson Lima: COP30 será oportunidade de mostrar visão amazônica ao mundo

    13 de agosto de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O governador do Amazonas, Wilson Lima, declarou, nesta terça-feira (12/08), durante a 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal, realizada em Belém, que a COP30 será uma oportunidade estratégica para apresentar ao mundo as prioridades da Amazônia, levando às discussões globais a visão de quem vive e enfrenta os desafios da região.

    Segundo ele, a presença na COP é a oportunidade de apresentar a visão amazônica sobre preservação e desenvolvimento. “Esse momento é importante para que a gente possa contar a versão do ponto de vista de quem mora na Amazônia, para que o mundo possa entender a realidade que a gente vive, para que o mundo possa entender a nossa agenda ambiental”, afirmou Wilson Lima.

    @kleiton.renzo

    Convocada pelo governador do Pará e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Helder Barbalho, a reunião tratou de temas centrais para a atuação dos estados no cenário internacional. A pauta incluiu a estratégia do Consórcio para a COP30, a ratificação dos trabalhos das Câmaras Setoriais, a atualização das ações em andamento e a definição da estratégia de comunicação nacional e internacional.

    Wilson Lima destacou que, diante da complexidade da região, é fundamental apresentar propostas que conciliem desenvolvimento sustentável e proteção ambiental. Ele explicou que o encontro serviu para alinhar os últimos detalhes da participação conjunta dos estados na conferência.

    “A Amazônia é uma região muito desafiadora, sobretudo pela questão da logística e pelos desafios que enfrentamos aqui, que são próprios da nossa realidade. E a Amazônia tem um papel fundamental nessas questões de desenvolvimento sustentável e no enfrentamento das emergências climáticas. Então, o objetivo da nossa reunião aqui foi fazer os últimos alinhamentos para a nossa participação na COP”, ressaltou o governador do Amazonas.

    O governador enfatizou que, para além da presença nos debates globais, é necessário manter ações concretas na região, como programas de combate ao desmatamento, incentivo à bioeconomia, regularização fundiária e investimentos em transição energética.

    Além do governador Wilson Lima e do governador Helder Barbalho, também participaram da reunião os governadores do Acre, Gladson Cameli; e de Tocantins, Wanderlei Castro; além de secretários de Estado e outras autoridades regionais e nacionais. O encontro reforçou a atuação dos nove estados que integram a Amazônia Legal na defesa de pautas comuns e no fortalecimento da posição brasileira nas negociações internacionais sobre o clima.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Eneva e Childhood Brasil firmam parceria com municípios de Silves e Itapiranga para proteger crianças e adolescentes contra a violência sexual

    Omar Aziz não assinou pedido em apoio à CPI contra adultização de crianças

    MPC acusa prefeito de Manaus de omissão no enfrentamento à crise climática

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.