O vice-prefeito de Borba, José Pedro Freitas Graça, conhecido como Zé Pedro (PSD), tomou posse como prefeito do município após o afastamento do titular, Simão Peixoto. A cerimônia ocorreu no sábado (27), na Câmara do município.
Na última terça-feira (23) o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu mandados de prisão preventiva e mais mandados de busca e apreensão no município contra Simão Peixoto, a esposa, assessores e secretários municipais.
Simão Peixoto e a primeira-dama, Aldine Mirella de Souza, estão foragidos.
Leia mais: Prefeito de Borba, secretários e assessores são alvos de operação do Gaeco
Simão Peixoto está sob investigação por corrupção. Segundo o Ministério Público do Amazonas, entre outras irregularidades, ele usava empresas de parentes para desviar dinheiro público para conta pessoais. Ao menos R$ 29 milhões em recursos públicos no município de Borba podem ter sido desviados pela quadrilha.
A Operação ‘Garrote’ aponta indícios de um esquema de fraude em procedimentos licitatórios em pelo menos 13 contratos da gestão municipal, onde o principal beneficiário seria o prefeito.
Zé Pedro assume temporariamente por 90 dias enquanto durar as investigações e o afastamento de Peixoto. Porém, é possível que ele fique no cargo até o final do mandato.


