Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Hackers invadem Portal da Transparência do governo do Amazonas
    Foto: Divulgação
    Amazonas

    Hackers invadem Portal da Transparência do governo do Amazonas

    31 de março de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O governo do Amazonas teve sua rede invadida por um hacker nessa terça-feira, 30. O alvo da ação foi o página do Portal da Transparência, que disponibiliza dados e informações públicas do Estado, além de oferecer ferramenta para solicitações de informações por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Após a ação, o site foi tirado do ar pela Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam).

    Na página inicial do site, o invasor se identificou como “$hawty Boy” e deixou a mensagem “catei esse lixo aqui por diversão apenas”. O hacker ainda fez uma referência a uma conta no Twitter que pertence, possivelmente, a um grupo de hackers do Estado do Paraná. Na página da rede social, é possível verificar que o grupo se responsabiliza por invadir o sistema do governo de outros Estados e também de prefeituras.

    @kleiton.renzo

    Após o ataque, o site foi tirado do ar como medida de segurança e para realizar uma análise mais minuciosa do ocorrido. A Prodam informou que ocorreu uma ‘pichação’ na página inicial do Portal de Transparência do Amazonas.

    Ainda segundo o comunicado, já foram realizadas averiguações iniciais e constatado, a partir delas, que não houve comprometimento de nenhum sistema ou dado sensível hospedado no Datacenter da Empresa. A previsão é que ele seja disponibilizado novamente ao decorrer desta quarta-feira, 31.

    Entenda o que é ‘pichação’

    A ‘pichação’ é um termo que se refere a um defacement, nome dado quando pessoas mal-intencionadas realizam alterações em páginas na Internet. Essas mudanças são relacionadas aos conteúdos existentes na página.

    As principais modalidades para a prática do defacement são a exploração das vulnerabilidades em códigos de linguagens e a invasão do servidor onde o site está instalado.

    Leia a nota da Prodam na íntegra:

    A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que na noite dessa terça-feira (30/03) ocorreu uma “pichação” (troca da página inicial) na página inicial do Portal de Transparência do Amazonas.

    Já foram realizadas averiguações iniciais e constatado, a partir delas, que não houve comprometimento de nenhum sistema ou dado sensível hospedado no Datacenter da Empresa.

    Como medida de segurança e para realizar uma análise mais minuciosa do ocorrido, a equipe técnica da Prodam optou por retirar o site do ar. A previsão é que ele seja disponibilizado novamente ao decorrer desta quarta-feira (31/03).

    Conteúdo Agência Cenarium 

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Ranking de Competitividade: Pará e Amazonas registram maiores quedas entre 2024 e 2025

    Impugnação na eleição do Quinto Constitucional é mecanismo de controle, diz advogada

    Prefeito e vice de Caapiranga perdem mandatos após decisão da Justiça Eleitoral

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.