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    Home»Amazonas»Mais de 70% dos brasileiros já deixaram de aproveitar o Carnaval por medo de golpes, revela pesquisa da Serasa
    Amazonas

    Mais de 70% dos brasileiros já deixaram de aproveitar o Carnaval por medo de golpes, revela pesquisa da Serasa

    19 de fevereiro de 2023
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    Uma pesquisa da Serasa revelou que 74% dos brasileiros já deixaram de ir a algum evento no Carnaval pensando na sua segurança e na de seus bens. Além disso, o sentimento de medo em relação a golpes e fraudes aumenta nesta época do ano para 48% das pessoas entrevistadas

    Realizado entre 10 e 14 de fevereiro, o levantamento foi criado com o objetivo de conhecer os hábitos e as percepções do brasileiro sobre segurança de dados durante o período da folia. “Marcado pelo sentimento de alegria e festa, o Carnaval brasileiro concentra grandes aglomerações de pessoas, geralmente em total relax e descontração, clima perfeito para a ação dos golpistas”, alerta Aline Sanchez, gerente do Serasa Premium.

    @kleiton.renzo
    • Para 48% dos entrevistados, o sentimento de medo em relação a fraudes aumenta nesta época do ano;

    • Pesquisa ouve 1.573 consumidores da base da Serasa;

    • Para ajudar a encontrar documentos perdidos, Serasa lança a campanha “Bloco Quem Procura Acha”, que busca conectar foliões e evitar prejuízos depois da celebração.

    Segurança dos dados 

    Entre os entrevistados, os itens que eles não deixam de levar na hora do bloco ou da festa são: celular, dinheiro e documentos. Mesmo com o celular em destaque, preferência ainda é maior pelo documento físico (59%) em detrimento da versão digital no aplicativo do celular (41%).

    O mesmo acontece para os que utilizam o cartão de crédito e/ou débito como forma de pagamento no Carnaval: 62% optam pelo cartão físico, enquanto 38% preferem utilizar o cartão digital (via carteira digital, smartwatch, tag etc.).

    Diante deste retrato, o levantamento mostrou também que 3 a cada 10 consumidores já perderam ou tiveram algum pertence furtado ou roubado em eventos de Carnaval:

    • O “Celular” é o mais comum entre esses pertences (48%);

    • Seguido por “Documentos” (30%);

    • “Cartão de crédito e/ou débito” (16%);

    • E “outros pertences” – dentre eles, os mais citados foram dinheiro em espécie, cordões e joias (6%).

    Após a situação da perda, a principal providência tomada pelos respondentes foi o registro de um boletim de ocorrência (47%). Já para 36%, o contato imediato com o banco para cancelar o cartão foi a primeira ação feita. Entre outras atitudes, apareceram:

    • Tentei recuperar meus documentos pelas redes sociais: 9%

    • Procurei algum órgão de defesa do consumidor: 4%

    • Procurei um advogado e entrei com uma ação na justiça: 2%

    Golpes praticados

    Após a perda dos pertences, alguns consumidores disseram que sofreram com alguns tipos de golpes/fraudes financeiras. As mais comuns foram: Clonagem do cartão de crédito e/ou débito (18%); Compras usando dados do cartão de crédito e/ou débito (15%); e Nome sujo com dívidas que não reconhecem (9%).

    “É muito importante se informar quais os golpes mais comuns na internet e tomar medidas para se proteger, como verificar a fonte antes de clicar em links ou fornecer informações pessoais ou financeiras, habilitar a autenticação em duas etapas nas contas bancárias e consultar fontes confiáveis antes de realizar transferências de dinheiro. E em qualquer suspeita de fraude, denuncie imediatamente às autoridades competentes”, reforça Aline.

    A pesquisa revelou, ainda, os 10 golpes mais temidos pelo consumidor, confira:

    1º Clonagem do meu cartão de crédito/débito

    2º Compras usando dados do meu cartão de crédito/débito

    3º Empréstimos e financiamentos usando o meu nome

    4º Golpes a partir do PIX

    5º Pedidos de empréstimos no meu nome

    6º Vazamentos de dados na internet

    7º Emissões de cartão crédito usando o meu nome

    8º Roubo de dados através de vírus

    9º Roubos de dados em sites falsos

    10º Clonagem da minha conta do WhatsApp

    A pesquisa foi realizada de forma aleatória, por meio de questionário online, e considerou respondentes de todos os Estados do Brasil, todas as faixas etárias, rendas e escolaridade.

    Campanha da Serasa busca encontrar documentos perdidos no Carnaval

    Para ajudar quem vai às ruas e clubes, a Serasa oferece um serviço gratuito de registro de perda de documentos a fim de facilitar a identificação e evitar consequências mais graves depois da celebração. A campanha “Quem Procura Acha”, da Serasa, será um elo entre as pessoas que encontraram documentos alheios e quem está procurando pelos materiais perdidos, sejam os documentos CPF, RG ou CNH.

    A partir de um cadastro rápido que pode ser feito em poucos minutos no ambiente da Serasa, a ferramenta serve como um facilitador para conectar essas duas pessoas. “Caso dê match, o folião que perdeu o documento receberá um e-mail com o contato de quem o encontrou para que possa organizar o momento e as condições de entrega”, explica Aline Sanchez.

    O serviço estará disponível até o final de fevereiro. Para acessar, https://www.serasa.com.br/perdiodocumento

    Dicas para se proteger de golpes no Carnaval

    1 – Leve dinheiro físico e tome cuidado com o cartão

    Se possível, reserve uma quantia para evitar o uso de cartões nos blocos. Além de ficar mais exposto a golpes e clonagens, você não corre o risco de perdê-lo no meio da folia. Caso opte por levar o cartão, não o entregue para desconhecidos na hora de finalizar uma compra. E tome cuidados especiais:

    • Conferir sempre o valor na maquininha antes de finalizar a compra;

    • Não deixar a senha visível;

    • Recusar o pagamento, se a maquininha estiver com a tela danificada;

    • Sempre pedir o comprovante de pagamento.

    2 – Desabilite o pagamento por aproximação do cartão

    Realizado no meio da multidão neste período de festas carnavalescas, este tipo de golpe vem se tornando comum. Neste caso, o golpista aproxima as maquininhas nos bolsos das pessoas e a função de pagamento por aproximação é ativada. A vítima só percebe a fraude quando acessa a conta em um momento posterior. Para se prevenir, a dica é desabilitar essa função pelo aplicativo ou pelos canais de atendimento de cada banco.

    3 – Ative as notificações de compras por SMS

    Com essa ferramenta, você terá acesso as compras realizadas no seu cartão em tempo real e poderá agir rapidamente em caso de compra não identificada. Ao fazer este processo, você também pode desinstalar seus aplicativos financeiros durante a folia e acompanhar suas movimentações financeiras.

    4 – Leve só o necessário

    Um documento de identificação é item essencial para a folia, mas opte por levar apenas um, como só o RG ou só a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso vale para cartões, caso opte por este meio de pagamento, tentando concentrar as despesas em um só.

    Uma dica também é investir em uma doleira, tipo de acessório parecido com uma pochete, que pode ser colocada dentro da roupa. Assim, você mantém seus documentos e itens pessoais protegidos, evitando roubos ou perdas durante o bloco.

    5 – Em caso de roubo ou fraude, siga as orientações

    Faça o Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia ou pela internet para dificultar a ação dos fraudadores que possam usar seu nome para possíveis golpes. Comunique seu banco, para impossibilitar prejuízos financeiros, e avise familiares e conhecidos para que também não sejam vítimas de qualquer contato por meio do criminoso. Para saber como abrir um BO online, clique aqui.

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