Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Amazonas»Vestibular da UEA inicia nesta segunda-feira em todo o estado
    Mais de 26 mil estudantes foram inscritos no processo seletivo para ingressar na instituição de ensino a partir de 2025 (Foto: Daniel Brito/UEA)
    Amazonas

    Vestibular da UEA inicia nesta segunda-feira em todo o estado

    21 de outubro de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inicia, nesta segunda-feira (21), o primeiro dia de provas do Vestibular 2024. Os portões serão abertos às 12h (horário de Manaus), com fechamento às 12h50. O exame terá início às 13h.

    Mais de 26 mil estudantes foram inscritos no processo seletivo para ingressar na UEA a partir de 2025, informou a instituição de ensino. Nesta segunda-feira, será realizada as provas de conhecimentos gerais.

    @kleiton.renzo

    Finalizando o certame, na terça (22), a universidade vai aplicar as provas de conhecimentos específicos e redação, seguindo o mesmo horário de abertura e fechamento dos portões e, também, de início das provas.

    Para aplicação de provas, o Vestibular contará com 114 locais, sendo 30 em Manaus e 84 locais no interior. Para conferir, basta clicar aqui e selecionar a opção “locais de prova”.

    O gabarito será publicado na quarta-feira (23), às 20h.

    Vagas

    Neste ano, a UEA oferta 3.952 vagas, sendo 1.639 para o Vestibular e 2.313 para o SIS. Esta será a primeira edição do Vestibular e SIS estabelecida pela Lei nº 6.898, de maio de 2024, que regula as vagas oferecidas em concursos de vestibulares da UEA, com 50% das vagas destinadas a alunos do estado do Amazonas e as outras 50% das vagas para ampla concorrência.

    “Esse certame é um pouco diferente de todos os outros. Foi um ano muito intenso para todos nós, naquilo que competia ao STF demandar, e para nós na implementação de uma nova lei de cotas. Temos um novo edital que fez a construção de um SIS um pouco diferente, com maior quantidade de vagas e de novos grupos”, destacou o diretor da Comissão Geral de Concurso (CGC/UEA), Jonas Oliveira.

    Sistema de cota

    O sistema de cotas prevê a seguinte distribuição: do total de vagas dos cursos e turnos oferecidas pela UEA, 50% serão destinadas, exclusivamente, aos candidatos do estado do Amazonas. Os outros 50 % das vagas serão destinados aos candidatos de qualquer estado da federação brasileira

    Neste mesmo cenário, a divisão dentro dos concursos seletivos da UEA para as vagas destinadas ao Amazonas segue da seguinte maneira: 40% das vagas dos cursos e turnos oferecidos pela universidade serão destinados ao Vestibular da UEA. Já os 60% das vagas oferecidas serão destinados ao Sistema de Ingresso Seriado (SIS/UEA).

    • Categorias de vagas – As vagas destinadas, exclusivamente, aos candidatos do Amazonas serão para aqueles que tenham cursado o ensino médio no estado
    • Grupos de vagas – No Vestibular e SIS da UEA, tanto na categoria Ampla Concorrência (AC) quanto na categoria da Reserva de Vagas (RV), o candidato encontrará grupos destinados aos estudantes de escola pública e grupos destinados aos estudantes de escola particular.

    Ações afirmativas

    As ações afirmativas são políticas sociais de combate a discriminações que ajudam a reduzir desigualdades raciais e socioeconômicas, a promover a igualdade de oportunidades no acesso à educação superior e a construir uma universidade mais plural e diversa.

    No Vestibular e no SIS da UEA, tanto na categoria da Ampla Concorrência (AC) quanto na categoria da Reserva de Vagas (RV), o candidato pode concorrer aos seguintes grupos de ação afirmativa:

    • Pessoa indígena – O candidato deverá apresentar documento de reconhecimento pela comunidade indígena.
    • Pessoa com deficiência – O candidato será avaliado por uma banca de verificação/validação.
    • Pessoa negra, de cor preta – O candidato será avaliado por uma banca de heteroidentificação.

    VIA G1 AMAZONAS

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    Roberto Cidade propõe PL da Agricultura 4.0 para incentivar inovação e sustentabilidade no setor rural do Amazonas

    Condenado pelo STF, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal é preso no Paraguai

    Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratamento de hérnia bilateral

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.