Close Menu
RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    RDA · Redação AmazôniaRDA · Redação Amazônia
    Home»Destaque»Justiça suspende por 30 dias processo sobre tarifa de ônibus em Manaus
    A decisão foi tomada nesta segunda-feira (17) durante audiência de conciliação presidida pela juíza Etelvina Lobo Braga (Foto: Raphael Alves)
    Destaque

    Justiça suspende por 30 dias processo sobre tarifa de ônibus em Manaus

    17 de março de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A 3.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus decidiu suspender por até 30 dias o processo que discute o reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (17) durante audiência de conciliação presidida pela juíza Etelvina Lobo Braga. O objetivo da suspensão é permitir a realização de uma reunião técnica para detalhar as propostas apresentadas na audiência anterior, ocorrida no dia 13 de março.

    A ação civil pública que trata da tarifa do transporte coletivo (Processo n.º 0039516-75.2025.8.04.1000) foi movida pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), representado pelos promotores Sheyla Andrade e Edinaldo Medeiros. Os representantes da Prefeitura de Manaus no processo são o procurador Rafael Bertazzo e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Arnaldo Flores.

    @kleiton.renzo

    Reunião técnica e análise detalhada

    Durante a audiência, o MP-AM sugeriu que a Prefeitura de Manaus esclareça pontos das cláusulas do possível acordo antes de apresentá-lo ao Judiciário para homologação. “Temos de analisar e levar à juíza os custos reais para subsidiar a decisão”, afirmou o promotor Edinaldo Medeiros.

    Entre os temas debatidos na sessão, destacaram-se a transparência dos dados do sistema de transporte, a renovação da frota e o acesso a informações dos usuários cadastrados no CadÚnico. Além disso, a segurança dentro dos ônibus foi apontada como um fator crucial para a manutenção do serviço.

    Segurança no transporte público em debate

    A juíza Etelvina Lobo Braga enfatizou a importância da segurança dentro dos coletivos, destacando que a falta de proteção aos passageiros impacta diretamente na redução do uso do transporte público. Segundo a magistrada, esse cenário leva ao aumento da circulação de motocicletas na cidade, o que contribui para o crescimento do número de acidentes de trânsito e sobrecarrega o sistema de saúde pública.

    Com a suspensão do processo por até 30 dias, a expectativa é que os esclarecimentos técnicos auxiliem na definição do futuro da tarifa do transporte coletivo em Manaus. Após esse prazo, a Justiça avaliará as informações e decidirá sobre a possível homologação do acordo entre as partes.

    Siga o editor do RDA

    Mais notícias

    STF marca para esta sexta análise da decisão da Câmara sobre Ramagem

    CPNU 2025: Veja a lista completa de vagas do novo concurso público nacional unificado

    Bafômetro: Fui parado na blitz e me recusei a fazer o teste. O que você precisa saber?

    Redação Amazônia
    Hostinger
    Apoie o RDA
    ARQUIVO
    RDA · Redação Amazônia
    Facebook Instagram
    • Manaus
    • Amazonas
    • Brasil
    • Amazônia
    • Apoie o RDA
    Diretor Executivo: Kleiton Renzo | Política de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok